24 de março de 2012

Vieira do Minho


Vieira do Minho é uma vila do distrito de Braga, localizada num local com uma paisagem privilegiada, bem no coração do Minho, como o próprio nome indica.

A antiguidade da ocupação humana das terras que hoje integram o concelho de Vieira do Minho pode ser atestada pelos inúmeros testemunhos arqueológicos que podem ser vistos no concelho, com particular destaque para a área da Serra da cabreira, território ocupado desde a pré-história e as localidades de Salamonde e Ruivães, onde a presença militar de diferentes povos, com destaque para os romanos, atestam o valor estratégico desta área no controle das principais vias de penetração na província.

O Concelho de Vieira do Minho possui grandes potencialidades que têm sido alvo de aproveitamento turístico.

Iniciamos a visita a este concelho pelo centro da cidade, em seguida dirigimo-nos, à Capela de Nossa Senhora da Fé, na freguesia de Cantelães. Esta capela foi construída em 1759 após o aparecimento da imagem no monte de Santa Cecília. O recinto da Capela integra dois coretos, uma fonte, e ainda uma grande Cruz que se avista desde a vila de Vieira do Minho.




Junto ao santuário de Nossa Senhora da Fé existe um nicho construído no tronco de uma árvore que alberga a imagem de Nossa Senhora.



 Em seguida seguimos o percurso pelo seio da natureza e dos montes verdejantes e encontramos a barragem do Ermal. Para além desta barragem na região existem mais 3 barragens - a da Caniçada, a de Salamonde e a de Venda Nova.





Posteriormente dirigimo-nos para o monte do Penamourinho, freguesia de Soutelo, onde se situa a Capela da Senhora da Lapa. Esta capela foi construída em 1694 a mando de João Gonçalves e sua esposa Margarida da Silva. Esta destaca-se pela sua originalidade, uma vez que foi edificada no interior de um penedo. É de salientar ainda a porta da entrada que data de 1898, várias inscrições gravadas no teto e o quadro encaixilhado com a história do santuário escrita pela Padre José Maria Machado em 1851.




Nas imediações do santuário existem um coreto, várias fontes, as instalações que dão apoio aquando da romaria anual e um miradouro.




Ao longo da nossa visita pela concelho cruzamo-nos com várias  povoações e aldeias.


 
Contudo, considero que o ex-libris desta região é a Serra da Cabreira, segundo reza a lenda a Serra da Cabreira deve o seu nome a uma jovem e bela cabreira que por ali costumava guardar seu rebanho.





Seja a pé ou de viatura, a Serra da Cabreira é passagem obrigatória para quem visita Vieira do Minho, e para quem deseja desfrutar de uma exuberante paisagem serrana. A Serra da Cabreira estende-se pelos territórios de Vieira do Minho e de Cabeceiras de Basto.

Esta Serra conserva ainda um importante núcleo de vestígios arqueológicos, como abrigos pré-históricos, sepulcros megalíticos, mamoas, gravuras rupestres que atestam a antiguidade da ocupação humana neste concelho.

Também encontramos povoados entre os quais a aldeia de Agra que vou descrever num próximo post.

No que se refere à gastronomia Minhota esta faz as delícias dos seus visitantes, desde a tradicional vitela barrosã, ao cabrito, aos muitos pratos de bacalhau, ao famoso cozido à portuguesa, aos rojões e papas de sarrabulho, ou ao queijo e mel de qualidade.


Considero que o recurso mais emblemático deste concelho é a sua paisagem. As paisagens parecem ser desenhadas, com belas cores, refletindo magnitude e brilho.

Sem comentários:

Enviar um comentário