3 de dezembro de 2010

Dubrovnik - Croácia

Dubrovnik é uma cidade da Croácia, uma das pérolas do Adriático, é uma cidade que é classificada como Património da Humanidade, pela Unesco. A cidade velha é uma fortificação medieval construída sobre um rochedo.

Depois da independência da Croácia em 1991, o exercito federal jugoslavo bombardeou a cidade antiga a 6 de Dezembro de 1991. Com o fim da guerra, teve início um grande projecto de reconstrucção dirigido pelo governo croata e pela Unesco.

As imponentes e bem conservadas muralhas, a arquitectura medieval, renascentista e barroca, a paisagem do Adriático, os cafés e restaurantes fazem de Dubrovnik um destino turístico singular. A parte antiga é dividida ao meio pela Placa ou Stradun, o passeio público, com cafés e restaurantes, além de diversos monumentos e edifícios históricos.

Adoro cidades amuralhadas e Dubrovnik é o exemplo da bela cidade medieval amuralhada.

Entramos na cidade pela porta de Pile.

Das várias atracções da cidade visitamos a Torre Lovrijenac, erigida sobre um penhasco, esta fortaleza é mencionada numa lenda já no séc. XI.




A cidade também é rica em património religioso, desta forma visitamos a igreja de São Brás, a igreja mais venerada da cidade, não fosse São Brás, o padroeiro de Dubrovnik, foi erigida no século XVIII em estilo barroco, para substituir a mais antiga, românica, do século XIV que ardeu.



Também visitamos outras igrejas, como a Catedral da Assunção da Virgem, exemplar imponente do Barroco, foi construída após o terramoto de 1667, para substituir a anterior catedral do século XII, que por sua vez tinha sido construída sobre uma basílica bizantina do século VI ou VII. Segundo a lenda, a reconstrução do século XII teria sido financiada pelo rei inglês Ricardo Coração de Leão em reconhecimento pela ajuda que recebeu quando naufragou perto da cidade em 1192.

O Mosteiro Franciscano, obra do século XIV, foi severamente danificado pelo terramoto de 1667, embora o claustro e outros elementos ainda sejam românicos com elementos góticos.

A Igreja do Santo Salvador, de estilo renascentista, encontra-se junto ao mosteiro franciscano. Foi erigida como sinal de gratidão ao Salvador por ter poupado a cidade de um sismo.






O Mosteiro Dominicano, dos séculos XIV e XV, assemelha-se a uma fortaleza, mas o interior contém uma igreja românico-gótica e um museu de arte com peças de Dubrovnik, Veneza e outros lugares.





Outra atracção da cidade é o chafariz de Onófrio, construído em 1438, que ficou bastante danificado no terramoto de 1667.





Percorremos as ruas da cidade até chegar à praça principal onde se encontra a torre sineira da cidade do séc. XV e a estátua de Orlando, que simboliza uma cidade livre.







Na praça encontramos também o palácio de Sponza, de construção gótico-renascentista.




O porto da cidade velha e a sua costa também são atracções da cidade.





Por fim, percorremos as muralhas onde desfrutamos de belas vistas da cidade e da imensidão do mar azul.

 





Dubrovnik é uma cidade que encanta, as magnificas paisagens abraçam o centro histórico da cidade reflectindo um local digno de ser visitado.

Sem comentários:

Enviar um comentário