11 de setembro de 2011

Puebla de Sanabria


Sanabria fica localizada na comarca de Zamora, é um excelente destino turístico, conhecido principalmente pelo seu Parque Natural e pelo lago de Sanabria, de origem glaciar. Considero um local ideal para quem quer desfrutar de uns dias de descanso, usufruindo de esplêndidas paisagens naturais, bem como do seu povoado – Puebla de Sanabria.

Puebla de Sanabria é considerada a pequena capital, na minha opinião este é um lugar pitoresco, declarado Conjunto Histórico-Artístico. Esta cidade tem preservado o seu património medieval, principalmente pelo seu castelo do século XV que está bem preservado e pode ser visitado.           

Puebla de Sanabria é uma das mais antigas cidades de Zamora, documentada pela primeira vez em 509.

Quando visitei Puebla de Sanabria comecei pela zona histórica, que já foi alvo de várias batalhas, inclusive com Portugal, uma vez que se situa na fronteira do país. 





Comecei a visita subindo uma rua íngreme e fui apreciando as fachadas austeras das casas. As casas nesta cidade ainda mantêm a memória dos velhos tempos de esplendor. Estas estruturas mostram uma riqueza ornamental, fui apreciando as bandeiras nas fachadas e as belas varandas ou balcões.




Neste local ainda se conservam uma boa parte das muralhas que protegiam este conjunto Histórico-Artístico.

Após subir a rua deparei-me com a plaza Mayor, onde se localiza a Câmara Municipal e a Igreja de Nossa Senhora del Azogue. A construção da igreja data dos finais do séc. XII e esta conserva restos românicos.



 Ao lado da igreja encontramos a Ermita de San Caetano, que foi construída no séc. XVIII, de estilo barroco, erigida em memória do patrono fundador D. Lucas Garcia Osório.



Continuando a percorrer o património cultural, visitamos o castelo construído sobre as ruínas da fortaleza plenomedieval, que começou a ser levantado no séc. XV. Este castelo participou de uma forma directa nas guerras com Portugal, durante o séc. XVII, sofrendo o mesmo, danos consideráveis.  



 As terras de Sanabria, pela sua riqueza paisagística e a nível da flora e fauna, está classificada como Parque Natural. Desta forma, não deixamos de visitar uma das jóias deste Parque que é o Lago da Sanábria, inserido no vale do Rio Tera, que pelo seu percurso conhece várias barragens, desde a sua nascente na Serra de Pena Trevinca próxima ao lago, elevação que atinge os 2124 metros de altitude.



Considero Sanabria um destino ideal para se desfrutar de belas paisagens naturais e de um bom descanso.

Sem comentários:

Enviar um comentário