29 de dezembro de 2010

Salamanca


Salamanca é uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos da Idade Média, do Renascimento e das épocas clássica e barroca.







A actual vida quotidiana de Salamanca centra-se na universidade, na alegria cosmopolita e poliglota dos seus visitantes e na Plaza Mayor.

Salamanca foi escolhida para Capital Europeia da Cultura em 2002, sendo o seu centro histórico Património da Humanidade desde 1988.



Visitei Salamanca em Dezembro de 2009, aproveitei um fim-de-semana prolongado para visitar Ciudad Rodrigo (que vou descrever num post a seguir) e Salamanca.

Adorei a cidade de Salamanca, porque embora eu soubesse que é uma cidade universitária, nunca pensei que tivesse tanto movimento. A cidade à noite tem outro encanto, porque os monumentos são bem iluminados o que torna a cidade fascinante.


Fiquei hospedada num hotel na Plaza Mayor, o que me permitiu visitar toda a cidade a pé, a cidade não é grande e na zona histórica os monumentos encontram-se próximos uns dos outros.

 
                                                                         


Como adoro Catedrais, Salamanca tem uma preeminência, tem duas Catedrais, a Catedral Nova e a Velha.

A Catedral Velha de Salamanca foi fundada pelo bispo Jerónimo de Perigord. A sua construção teve início no primeiro terço do século XII, prosseguindo até o século XIV, e possui estilo românico e gótico. É dedicada a Santa María de la Sede.







A catedral apresenta planta de cruz latina e três naves de estilo românico, arrematadas por abóbodas de transição a estilo gótico. A porta principal, ainda que tenha perdido parte de seu valor artístico original, ainda conserva duas estátuas, representando cenas da Anunciação, uma de cada lado.

Quando ela foi reformada em 1992, o arquiteto responsável acrescentou uma pequena estatueta de um astronauta, em homenagem ao astronauta russo Iuri Gagarin, o que gera uma certa polémica para as pessoas que não sabem da reforma.
                                                         




Através da Catedral Velha subimos ao cimo da cúpula e contemplamos a vista sobre Salamanca, foi um momento imperdível apreciar a beleza monumental da cidade, bem como os pormenores góticos dos elementos da catedral.









A universidade de Salamanca, fundada no séc. XIII, é conhecida por ser uma das mais antigas de Espanha.






Para além dos monumentos citados também visitamos a La Clerecia, a Igreja Santa Basilisa, Convento de las Duenas, Torre Del Clavero, Colégio da Anaya, Palácio Monterrey, Convento Santa Úrsula, Igreja San Spiritus e o o Convento de San Esteban. Este foi fundado do séc. XIII, contudo a sua igreja foi destruida no mesmo século. O convento actual foi dedicado ao San Esteban e começou a ser construido no séc. XVI.









Outro monumento que visitamos foi La Casa de las Conchas, esta é uma mansão nobre que tem o nome de mais de 400 conchas situadas na sua fachada.

O estilo gótico tardio é considerado como uma das mansões mais representativas da época dos Reis Católicos.

A construção começou nos últimos anos do século XV em terras de Don Rodrigo Maldonado, para que possamos encontrar na fachada do edifício para o seu brasão de cinco flores de lírio. Pode ser visto no topo da entrada, o escudo do fundador apoiado por dois leões.



Salamanca é uma cidade com um vasto património cultural e religioso, que surpreende os visitantes, com a sua magnitude.


Sem comentários:

Enviar um comentário