7 de novembro de 2011

Josselin

Um novo dia se ergue e após visitarmos Quimper seguimos para Josselin.

A pitoresca vila medieval de Josselin situada na Bretanha foi a casa dinástica da família de nobres Rohan durante a Idade Média.
A pequena cidade de Josselin define-se pelo seu charme e harmonia. As suas casas de madeira mergulhadas na história, o seu palácio dos Duques de Rohan e a sua basílica Nossa Senhora de Roncier são as grandes atracções da cidade. 



Esta é uma cidade medieval de grande carácter designada como 'Petite Cité de caractere” e também como Cidade Floral.

Iniciamos o nosso passeio pela margem do rio Oust, apreciando a beleza natural daquele local.
O Canal de Nantes a Brest atravessa Josselin de leste a oeste e oferece a oportunidade de realizarmos um passeio de barco, a pé ou de bicicleta ao longo do trajecto do canal.



Numa das margens do rio deparamo-nos com o palácio dos Duques de Rohan, um monumento com aparência de palácio encantado. 



Este é amplamente considerado um dos palácios mais impressionantes na Bretanha. Originalmente construído no início do século XI foi completamente destruído pelo rei Henrique II da Inglaterra. A sua reconstrução começou em 1173, contudo há partes do mesmo que têm sofrido algumas alterações ao longo dos séculos. Nos séculos XVII e XVIII, o palácio ficou abandonado e foi só em 1835 que o duque de Rohan realizou a sua restauração. A Rainha Elizabeth, Rainha Mãe, ficou hospedada neste palácio. 



Este palácio não é a única atracção desta deslumbrante cidade, também nos cruzamos com a sua Igreja do Século XI e casas do século XVII. 







Embrenhamo-nos pela cidade velha medieval e encontramos edifícios em madeira do séc. XVII, até nos cruzarmos com a Notre Dame du Roncier, que domina o centro de Josselin.




 A igreja foi construída no local onde, no século IX, um camponês refere ter encontrado uma imagem da Virgem sob um arbusto. A estátua foi queimada durante a Revolução. O estilo desta igreja representa a arquitectura extravagante do século XV e as suas peças datam do século XII.




O património natural preservado e os tesouros arquitectónicos tornam esta cidade imperdível.


Sem comentários:

Enviar um comentário