8 de janeiro de 2011

Pisa

Pisa é uma cidade pequena em que a sua grande atracção é a Torre de Pisa. Quando fui a Florença aproveitei e visitei Pisa.

As grandes atracções de Pisa encontram-se no Campo dos Milagres: Torre de Pisa – campanário que abriga os sinos da igreja; Duomo – Catedral de Pisa; o Batistério – monumento complementar à catedral, e cemitério do Camposanto - cemitério que foi quase totalmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial e que inclusive guarda terra trazida da Terra Santa.


                                                                       Campo dos Milagres

A Torre de Pisa, é um campanário da catedral da cidade italiana de Pisa. Está situada atrás da catedral, e é a terceira mais antiga estrutura na praça da Catedral de Pisa (Campo dei Miracoli), depois da catedral e do baptistério.

Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para sudeste logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal compactado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais. A torre actualmente inclina-se para o sudoeste.

                                                                             Torre de Pisa

A Catedral de Pisa, dedicada à Santa Maria Assunta, é o maior exemplo do estilo românico toscano. Faz parte do complexo arquitectónico da Piazza dei Miracoli, declarado Património da Humanidade pela UNESCO. O seu interior é belíssimo e considero um dos interiores mais sublimes.


                                                                          Catedral de Pisa

Interior da Catedral

O Batistério . de Pisa é dedicado a São João Batista. O seu estilo mostra a transição entre o Românico e o gótico

Batistério

Através da visita a Pisa constatei que a atracção da cidade não é apenas a Torre de Pisa, mas sim todos os monumentos integrados no Campo dos Milagres, considerado Património da Humanidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário