7 de julho de 2011

Albi

Após visitarmos Castres, o nosso próximo destino já estava delineado: a cidade de Albi, situada nos médios-pirineus.
Albi é uma comuna francesa do departamento do Tarn na região de Midi-Pyrénées.

Esta cidade é apelidada de cidade vermelha (em francês ville rouge).

A antiga cidade de Albi, é um rico conjunto arquitectural e urbano medieval que não tem sofrido mudanças essenciais ao longo dos séculos e do qual testemunham hoje ainda o Pont-Vieux, a cidade de Saint-Salvi e a sua igreja.

Ao século XIII, a cidade tornou-se uma potente cidade episcopal depois da cruzada Albigeois contra os Cathares: a catedral fortificada que domina a cidade de estilo gótico meridional original e o palácio episcopal do Berbieque  ilustram a potência reencontrada do clero romano.

A arquitectura da cidade é romana e gótica. Tem imensos espaços de lazer, museus e comércio.

A cidade episcopal de Albi foi classificada como Património Mundial, classificado pela UNESCO.

Às margens do Rio Tarn, Albi apresenta-se com as suas ruas estreitas de estilo medieval, com as suas casinhas de tijolo, floreiras nas janelas e portas coloridas.

Senti imenso prazer em vagear por estas ruas pitorescas de Albi velha, praticamente intactas desde a Idade Média. As casas senhoriais que nos cruzavamos mantinham-se intactas no tempo.



No percurso pela cidade velha fomos encontrando vários edifícios pictóricos, entre eles: Reynes Hotel, que tem um pátio com duas galerias, uma torre de canto do século XIV, e janelas decoradas com sereias. O meu favorito é a Maison du vieil Alby uma casa de estilo medieval de tijolo e madeira.




Todas as ruelas desembocam no centro da cidade, na imponente Catedral Sainte-Cécile construída entre os séculos XIII e XVI.



A Cathédrale de Sainte-Cécile é uma aula de história sobre o passado de Albi. Na visita guiada à catedral informaram-nos que a cidade foi o centro do movimento herege cátaro, que dominou o sudoeste francês no século XII e provocou a ira da igreja, dando origem a cruzadas sangrentas que destruíram cidades inteiras da região no século seguinte. A catedral foi erguida logo após a reconquista da cidade, como símbolo do poder católico.




O seu interior é majestoso, e cheios de pormenores que devem ser assimilados no seu devido tempo.






Perto da catedral encontramos o Palácio Berbie, construído no séc. XIII, uma fortificação que abriga desde 1922 um museu em homenagem a Toulouse-Lautrec.



Passeamos pelos jardins do palácio e contemplamos a vista para a ponte velha da cidade, considerada uma das pontes mais antigas de França.





Em seguida rumamos até à ponte velha, construída em 1035, e atravessamos a mesma com a intenção de encontrar um local para apreciar toda a cidade, classificada como Património da Humanidade, inclusive a sumptuosa catedral.




Considero que o património religioso e cultural da cidade velha de Albi traduz a magnitude da cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário