5 de julho de 2011

Capendu


Entre a vila de Moux e Carcassonne surge no horizonte uma vila onde podemos observar um aglomerar de casinhas a rodear uma torre pontiaguda, a torre da igreja. No horizonte surge a vila Capendu.



Visitamos Capendu ao anoitecer, numa das visitas que realizamos a outros familiares que vivem no sul de França.

Capendu é considerada a maior aldeia do território de Aude.

Por volta do ano 1000, o centro da comunidade rural que foi fundada em St. Martin foi Capendu. O povoado reúne-se desde o séc. XI em torno do castelo na colina rochosa com vista para a planície.

A presença de vestígios galo-romanos está confirmada em vários lugares desta povoação. As escavações revelam que, desde cedo, os romanos se instalaram no território do município.

As origens medievais da vila estão confirmadas desde o ano de 1063. Em 1063, o lugar onde se erguia o povoado primitivo é referido como "canesuspenso", ou seja "cão suspenso". A etimologia deste mistério ainda está por comprovar.

O nome da vila tem sofrido várias alterações ao longo dos tempos, já se chamou "campo-pendut" (1124), "campenduto" (1151), "campendut" (1222), e por fim "Capendu".
Ao percorrermos as suas ruelas medievais fomos descobrindo algumas atracções como os restos do castelo de Capendu, do ano 1064, os seus vestígios ainda são visíveis na rocha que mantém uma vista privilegiada para a vila.




Também conseguimos observar os restos da capela, do séc. XIII, que serviu por muitos anos como uma igreja paroquial da aldeia. Actualmente encontra-se uma outra igreja, do séc. XIX, a substituir a anterior.


As ruelas estreitas e as casas com portadas azuis claro espelham uma vila acolhedora.





Sempre que percorria o caminho de Moux para Carcassonne avistava ao longe esta vila medieval envolta por montanhas e planícies.

Sem comentários:

Enviar um comentário