9 de julho de 2011

Montpellier


Após a visita a Sète o nosso próximo destino foi Montpellier.

Montpellier é uma cidade francesa com mais de mil anos de história e com uma arquitectura que mescla o antigo e o moderno. É a capital do departamento Hérault e da região francesa do Languedoc-Roussillon. O nome Montpellier provém de mont pelé, o monte pelado, em função de sua escassa vegetação.

Ao longo das margens do Mar Mediterrâneo no sul da França, Montpellier surge como uma cidade viva e surpreendente. As pessoas são atraídas para esta cidade pela vida cultural intensa que podem viver neste local.

Esta cidade é conhecida internacionalmente pelas faculdades de medicina, cuja longa tradição remonta à Idade Média.

É um exemplo de urbanismo controlado único na Europa, construída pelos maiores arquitectos internacionais, é um destino que concentra 1.000 anos de história: mais de 70 pátios de residências particulares do século XVI ao século XX, a mais antiga universidade de medicina do mundo ocidental ainda em actividade, ruelas medievais cercadas de lojas onde as grandes marcas internacionais estão lado a lado com pequenas lojas, com todo o charme de outrora.

Em Montpellier consta uma das mais ricas colecções de Belas Artes da Europa, no museu Fabre.

O primeiro impacto que tivemos foi de que se tratava de uma cidade muito movimentada e de grandes dimensões. Começamos pela visita ao centro histórico da cidade.

Um passeio pelo centro histórico, inteiramente pedestre, é uma viagem ao passado.





Cruzamo-nos com o bairro moderno de Antigone, a Place de la Comédie, e o seu teatro de ópera que data do século XVIII, e vários museus.





Visitamos o mikvé medieval (banho ritual judeu datando do século XIII), a torre de la Babate e atravessamos várias ruas e avenidas observando a beleza dos edifícios dos séculos XVII, XVIII e XIX, em particular o Hôtel de Varennes que abriga o Museu da antiga Montpellier.





A cidade de Montpellier guarda as pegadas do tempo que passa e exibe altivamente os símbolos de cada época.

Ao longo do passeio pela cidade percorremos parte do seu património religioso, foram vários os templos por onde passamos e visitamos.





São várias as atracções da cidade, uma dela é a Catedral St Pierre e a Tour des Pins.

A Catedral St Pierre, do séc. XVI, é uma catedral romana e é considerado um monumento nacional em França.



Ao lado da Catedral situa-se a Faculdade de Medicina, a mais antiga do mundo ocidental e o seu Museu de anatomia e o jardim botânico.



Subindo a avenida perto da Faculdade de Medicina, encontramos o arco do Triunfo de Montpellier, em frente ao arco situa-se a praça real de Peyrou e o aqueduto Saint-Clément.





O jardim real de Peyrou é fascinante e neste podemos encontrar o Château d'eau du Peyrou, este edifício foi construído no século XVII por Pitot para distribuir água potável a partir da fonte do Leze, na continuidade deste monumento encontramos também o aqueduto Saint-Clément.







  Outra grande atracção da cidade é o Museu Fabre, considerado como um dos mais belos museus de belas artes, é um monumento de excepção associado à arquitectura antiga e à moderna. Das criações europeias da Renascença às obras contemporâneas, podemos encontrar obras-primas de artistas, pintores de renome como Fabre, Courbet ou Soulages, pintores impressionistas como Monet, Manet, Bazille, Renoir, entre outros.

Montpellier é o lugar de estadia ideal para descobrir uma cidade em plena ebulição e lugares que figuram entre os mais prestigiosos do património mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário