20 de junho de 2011

Tallinn


A cidade de Tallinn (também conhecida pelo seu nome antigo Revel) é a capital e principal porto da Estónia. Esta cidade está localizada na costa norte da Estónia no Golfo da Finlândia.

Tallinn foi declarada Património Mundial, classificado pela UNESCO em 1997.



Sempre tive grande expectativa em visitar Tallinn, não só por ser considerada Património da Humanidade, mas também por ser considerada uma Cidade Medieval. Todos os locais que visitei até ao momento que me transportaram para a época medieval são considerados os meus locais de eleição, logo não duvidaria que a visita a Tallinn ficasse guardada nas minhas recordações e nos momentos que considero únicos.



Historicamente podemos distinguir três áreas na cidade:

- Toompea, a "colina da catedral", onde se situava a autoridade central, os bispos e a nobreza do Báltico, hoje abriga o governo estónio e várias embaixadas e residências. Passando a majestosa Porta da Torre, com um telhado vermelho, que data de 1380, encontramos:
- O Parlamento da Estónia
- Catedral de St. Mary Virgin.
- Catedral Alexander Nevsky

 - Cidade Velha ("Vanalinn") é realmente a parte mais baixa da cidade, que fica no sopé da Colina da Catedral. Nas ruas da cidade velha encontramos edifícios alinhados e a maioria do séc. XV-XVII, esta zona da cidade manteve intacta a atmosfera típica da cidade medieval. Esta parte da cidade não estava ligada à Colina até o final do século XIX.

- Por fim temos a cidade moderna, que fica ao sul da cidade velha, onde estonianos se estabeleceram.

A cidade foi atacada e saqueada várias vezes ao longo de sua história. A cidade antiga, que foi bombardeada durante os últimos anos da Segunda Guerra Mundial, ainda mantém o seu encanto.




Antes de entrar na cidade medieval, do navio já avistava as pontas das torres mais altas da cidade, entre elas da igreja de Santo Olavo. A sua construção data de 1267, e ao que consta, a igreja recebeu este nome graças ao rei norueguês Olav II Haraldsson, que foi canonizado como Santo Olavo, tido como protector dos navegantes. A sua torre tem 159 metros de altura, no século XVI era a construção mais alta da cidade, o que lhe conferia uma posição não somente religiosa, mas também de importante marco de orientação para as embarcações que se aproximavam do porto de Tallinn.

A cidade medieval é pequena, é um lugar para ser percorrido a pé, com calma, e ir descobrindo cada recanto da cidade. Percorremos as ruelas estreitas e sinuosas cruzando-nos com museus, lojas e igrejas. Entre as ruelas não deixamos de apreciar cada pormenor ilustrado pelo caminho, desde as calçadas, aos nomes das lojas, aos letreiros do comércio tradicional, entre outros. É fabuloso o estado de preservação desta cidade!






A animação das ruas é surpreendente, uma vez que nos cruzamos com pessoas vestidas à época medieval a recitar poemas e a interagirem com os turistas e tivemos a oportunidade de presenciar bancas típicas da época medieval a venderem doces regionais, onde as Estonianas estavam vestidas com roupas típicas da época.






Entre ruelas e caminhos medievais fomos ter à Praça da Câmara Municipal, dominada por um edifício de estilo gótico, considerado um tesouro nacional. Construído entre 1402 e 1404, a torre da Câmara é o principal marco da cidade, além de ser considerada o prédio medieval mais bem preservado da Europa setentrional. Contudo, considero que esta praça é importante não só pela presença deste belo edifício, mas também pelo movimento vivido neste local, pela mercado tradicional que está instalada no meio da praça, bem como pelos prédios históricos e muito bem preservados que rodeiam este local e que representam o coração histórico de Tallinn.





Neste local não deixamos de comprar os souvenirs no mercado tradicional. A moeda local é a Coroa Estoniana, abreviada como EKK, mas neste mercado aceitam euros, o que facilita a compra.

Como referi anteriormente a cidade medieval divide-se em Cidade Alta (Toompea ) e Cidade Baixa (Cidade Velha), e um dos prazeres de caminhar por este local é descobrir aos poucos pequenas passagens medievais, aparentemente esquecidas pelo tempo. Um lugar que descobrimos por acaso, e que mais tarde soubemos que é uma das principais atracções da Tallinn medieval é a Passagem de Santa Catarina. É impressionante a atmosfera medieval que se vive neste local.



Visitamos várias igrejas medievais, entre elas a Igreja de São Olavo, a Igreja de São Nicolau, construção do século XIII que abriga em seu interior algumas das obras de arte mais valiosas do país, e a Igreja do Espírito Santo, consagrada no século XIV. A religião predominante na Estónia é a Luterana, praticada por um terço da população, seguida de perto pela religião russa ortodoxa. Somente 3% da população é católica.



Outra das atracções desta cidade é uma farmácia considerada a mais antiga da Europa, foi fundada em 1422 e permanece preservada até à actualidade. Entramos na farmácia e visitamos o seu Museu, a entrada é gratuita.


Na Cidade Alta (Toompea), encontramos uma fortificação intercalada por diversas torres fazendo o contorno da cidade medieval. Algumas destas torres são consideradas símbolos da cidade. Uma das torres mais conhecidas é a Torre do Canhão, construção do século XVI e a pouca distância estão também as torres Nunna, Sauna, Kuldjala e Neitsitorn, sendo que esta última é conhecida especialmente por ter servido, durante a idade média, para aprisionar mulheres acusadas de prostituição.




Ao longo da caminhada pela cidade fomos nos apercebendo da influência russa que predomina na cidade, nomeadamente a Catedral Alexander Nevsky, uma catedral ortodoxa estoniana, construída entre 1894 e 1900, o período no qual a actual Estónia fazia parte do Império Russo. O seu interior é revestido com mosaicos e merece ser visitado.



No cimo da colina encontramos o Castelo de Toompea, um dos mais antigos da Estónia, construído entre o séc. XIII e XIV. Através do castelo temos acesso a vários miradouros, onde podemos apreciar toda a cidade.



Os miradouros não se encontram apenas no interior do castelo, mas também em recantos encontrados em Toompea.



Considero a cidade histórica de Tallinn pequena, mas muito marcante, o que senti ao percorrer as ruas medievais vai ficar gravado para sempre na minha memória e no meu coração, foi um momento inesquecível.

Sem comentários:

Enviar um comentário