1 de junho de 2011

O seu gato tem excesso de peso, é gordinho ou está no peso ideal?



Os gatos adoram comer, mas todos nós gostamos portanto não há problema, certo? O problema surge com a capacidade que os gatos têm de nos fazer dar-lhes mais comida do que eles precisam. Todos nós sabemos como é difícil resistir aos olhares suplicantes e aos olhos gigantes dos nossos gatinhos, mas é necessário ter atenção para que eles não o façam de forma recorrente.





Faça-lhe um check up em casa
Para perceber se o seu gato tem excesso de peso, o primeiro passo será pesar o seu gato. Para o fazer basta que suba para uma balança com o gato nos braços e subtraia o seu peso ao total do peso dos dois. Assim saberá, mais ou menos, o peso de seu gato.
Por outro lado pode também manter-se atento às mudanças a nível corporal, pondo-se em cima do seu gato para tentar encontrar uma “cintura” no final das costelas. Se continuar com dúvidas, pode colocar as suas mãos de lado, agarrando no seu gato. Se sentir as costelas quer dizer que está no seu peso ideal, se as costelas estiverem muito salientes poderá querer dizer que o gato tem falta de peso.
Tenha, igualmente, atenção ao acumular de gordura entre as patinhas traseiras e igualmente à barriga do seu gato.



Como lidar com um gato com excesso de peso?
Se achar que o seu gato está a começar a ficar com excesso de peso, talvez seja melhor falar directamente com o seu veterinário para desenvolverem uma dieta para o gato.
Nessa altura será necessário acabar com todas as guloseimas que lhe dá, e considerando que é melhor que ele coma pouco e várias vezes, o ideal seria servir-lhe quatro pequenas refeições por dia, e não duas refeições com muita comida.
Aliado a esta dieta, é igualmente importante certificar-se de que o seu gato faz exercício.


E se o seu gato estiver com pouco peso?
Certifique-se que está a seguir os conselhos do seu veterinário no que diz respeito ao número de vezes que alimenta o seu gato e a quantidade de comida que lhe dá. Se o seu gato continuar com pouco peso o melhor será levá-lo novamente ao veterinário para perceber o porquê. Ele terá os conselhos ideais para si.

 Retirado do site da Whiskas

Sem comentários:

Enviar um comentário