7 de janeiro de 2011

Nice



Nice faz parte da Côte D’Azur Francesa. Fui a Nice em Maio de 2010, em plena Primavera.

Esta cidade é muito mais do que a capital da Côte D'Azur, é a quinta maior cidade francesa e encerra uma rica arquitectura, além de ser um importante pólo cultural. Reúne os ricos e famosos de todo o mundo por causa de seu clima ameno, uma vegetação subtropical e o indescritível azul de seu mar, transformaram-na na maior estância da costa mediterrânica.

 


Localizada na baía dos Anjos, entre Mónaco e Cannes e distando apenas 30km da Itália, Nice é cortada pelos rios Pail lon e Magnan, que desaguam no Mar Mediterrâneo e tem como pano de fundo os Alpes.

Com lindas paisagens, a cidade é uma das mais turísticas de França.  

 


Nice foi fundada em 350 a.C. pelos gregos, para servir de entreposto comercial. A cidade de Nizza como se chamava naquela época, pertenceu à Itália até 1860 e esta influência italiana está presente na sua arquitectura, em especial nos edifícios da cidade antiga, junto da Colina do Château, que deve o seu nome ao castelo que em tempos aí existiu. Este bairro foi em grande parte restaurado, e os seus edifícios estreitos alojam galerias de arte, lojas e restaurantes.

A cidade também conta com muitos parques, museus e monumentos. Concentra ruínas romanas do século IV a.C. e cafés instalados em edifícios dos séculos XVII e XVIII.

O seu passeio marítimo é hoje uma estrada que se estende por 5 Km ao longo do mar, ladeada por praias de cascalho e um mar de um azul incrível, mas também rodeada de lojas, praças, galerias de arte e hotéis de luxo, como o Negresco, que evidencia a prosperidade de Nice.

As suas praças de estilo veneziano estão sempre lotadas.

Na cidade visitei a Catedral Ortodoxa Russa, inaugurada em 1912.

Também visitei a Catedral de Nice.


Para além do passeio pelo “Promenade des Anglais”, e do passeio pela cidade, visitamos uma fabrica de perfumes Parfumeur Fragonard. Depois da visita à fabrica de perfumes dirigimo-nos para uma fantástica vila medieval, chamada Eze, situada no alto de uma montanha da qual se tem uma vista deslumbrante para Nice.




Adorei passear pelas ruelas de Eze, e admirar as casas de estilo medieval, é uma vila que está muito bem preservada e é um local turístico muito visitado.

 


 
Nice é um destino fantástico, onde podemos conciliar, diversão, com património cultural e paisagem natural.

2 comentários:

  1. Em 2004 estive lá e em Julho deste ano retornei. Adorei o passeio, é uma cidade maravilhosa.

    ResponderEliminar
  2. Também espero um dia lá voltei , adorei a cidade, principalmente aquele mar.

    ResponderEliminar