9 de janeiro de 2011

Roma

Roma é uma cidade monumental. Visitei Roma na mesma semana que visitei Florença e Pisa.

Conta uma lenda que certo dia um homem muito cruel atacou o pai de dois gémeos, o aprisionou, raptou os seus dois filhos e abandonou-os na floresta para morrerem. No entanto o choro das crianças atraiu a atenção de uma Loba que os encontrou e decidiu levá-los e amamentá-los como se fossem seus filhos. Um dia um camponês passava pela floresta, viu as duas crianças mamando na Loba e decidiu levá-las e baptizá-las com os nomes de Rômulo e Remo. Muitos anos depois, já adultos, eles foram à procura do seu pai, o encontraram, libertaram e puniram o homem que o havia aprisionado. Depois voltaram para o lugar próximo às margens do rio Tibre, onde a Loba os tinha amamentado por tantos anos, e decidiram que aquele deveria ser o lugar de uma nova cidade. Esta cidade foi fundada no ano 753 antes de Cristo, e o nome para ela escolhido foi Roma.




Roma é uma cidade riquíssima em património religioso e arqueológico. A cidade conta com inúmeras igrejas grandiosas e com interiores enaltecidos pelos seus ornamentos dourados.
O seu centro histórico é classificado como Património da Humanidade, pela Unesco.


 

A Roma antiga é uma parte da cidade onde podemos ver vestígios da época romana e dos antepassados da cidade é dos lugares mais emocionantes da cidade. Esta área histórica ocupa grande parte do centro, e logicamente, é uma região tombada, onde tudo é intocável - Forum Romano, Arco de Setimus Severus, Curia, Casa das Vestais, Templo de Castor e Pollux, Arco de Titus, Palatino, Arco de Constantino, Templo de Vênus e de Roma, Mercado de Trajano, Forum de Augustus, Templo de Fortuna Virilis, Porta Maggiore, Circus Maximus, entre outros.



Construído às margens do rio Tibre, o Castelo de Santo Angelo foi construído a partir do ano 139, e tem este nome porque, no ano 590 um anjo surgiu no prédio, para anunciar que a peste que atacava Roma iria acabar. Durante a época medieval esta foi a mais importante das fortalezas pertencentes aos Papas. Do seu terraço superior, tem-se uma vista linda do rio Tibre, dos prédios da cidade e até mesmo do domo superior da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Em Roma visitei várias praças, mas a mais conhecida é A Piazza Di Spagna. A vista que se tem do alto destas escadarias é uma das melhores da cidade. Várias pessoas se reúnem em torno da Fontana della Barcaccia, na base desta escadaria. A igreja do topo, Trinità dei Monte, foi construída em 1495, e contém muitas obras de arte. Perto desta praça fica também outro ponto importante da cidade, a Via Condotti, uma das ruas mais elegantes de Roma.

De todos os lugares históricos de Roma o mais conhecido é sem dúvida o Coliseu. Neste local muitos cristãos foram lançados às feras. A sua construção foi iniciada pelo imperador Vespasiano no ano 72, sendo inaugurado oito anos depois. Este local sempre foi considerado como o maior símbolo da Roma Imperial, como recordação desta cidade trouxe um pequeno Coliseu para casa, para relembrar a emoção que senti ao ver este grandioso monumento.



Um dos pontos mais agradáveis e românticos de Roma é a Piazza Navona. Nesta praça ficam as lindíssimas fontes - fontanas - de Fiumi, Moro e Nettuno.



Visitei também o Vittoriano, construído entre 1885 e 1911, em homenagem à independência Italiana, ele guarda o túmulo do soldado desconhecido. Esta é uma das maiores construções de Roma, e é praticamente o centro do centro.



Outro dos sítios mais mediáticos de Roma é a Fontana di Trevi, a mais famosa fonte de Roma, a lenda diz que devemos atirar para dentro da fonte uma moedinha, para assegurar que um dia voltaremos à cidade eterna. De acordo com o ritual romano, a forma correcta de se atirar uma moeda na Fontana di Trevi, e com isto assegurar que um dia voltará à Cidade Eterna é ficar de costas para a fonte, segurar a moeda com a mão direita, e atirá-la para trás, com um movimento sobre o ombro esquerdo.


Uma visita a Roma sem uma ida ao Vaticano não estaria completa. Tive o privilégio de fazer uma visita guiada ao Vaticano, com um extraordinário guia, que nos proporcionou uma visita de conhecimento e humor à mistura, pormenorizando todos os aspectos mais importantes do Vaticano, bem como dos seus constituintes: a Basílica de S. Pedro, o Museu, e a famosa Capela Sistina, onde se pode apreciar os deslumbrante frescos pintados no tecto, de autoria de Michelangelo. As explicações do guia foram muito úteis e acabaram por suscitar cada vez mais interesse no desenvolvimento dos meus conhecimentos, principalmente acerca da história da Capela Sistina. A minha vontade era tanta de assimilar e gravar na minha mente todos os conhecimentos que estava a adquirir no momento, que acabei por comprar um livro sobre a história de Roma e de todo o Vaticano, de forma a recordar toda a informação que retive nesse dia.


Tecto da Sala dos Mapas - Vaticano

Tecto da Capela Sistina

Interior da Basilica de S. Pedro

Basilica de S. Pedro

 
Roma será sempre um dos lugares mais históricos e monumentais do mundo, além de sua eterna capital espiritual, podemos encontrar nesta cidade uma Roma antiga, repleta de mistério e história.

Sem comentários:

Enviar um comentário