5 de novembro de 2011

Vannes


Prosseguindo o nosso itinerário por França, depois de deixarmos Bordeaux dirigimo-nos para a Bretanha.

Já na Bretanha paramos na cidade de Vannes. Esta é uma cidade francesa situada na região da Bretanha, capital do Departamento de Morbihan.
A cidade foi fundada pelos romanos no século I a.C.. Esta foi a residência favorita dos Duques da Bretanha.
Os primórdios da cidade cujo primeiro nome era Darioritum cresceram numa colina. A partir do terceiro século uma muralha foi construída para proteger os habitantes das ameaças os bárbaros.



 A localização privilegiada no Golfo de Morbihan, na foz de dois rios, o Marle e o Vincin tornaram o porto de Vannes bastante activo o que favoreceu o crescimento marítimo comercial.
Vannes também foi um importante centro religioso desde que São Vicente Ferrer, conhecido como o Anjo do Apocalipse morreu na cidade, este desenvolveu uma onda de devoção religiosa. Desta forma, tornou-se padroeiro da cidade.
Com os seus registos medievais, com suas casas de madeira e pedra, com as suas muralhas, portas e catedral esta cidade é um convite a visitarmos num espaço com 2000 anos de história. É simplesmente um lugar mágico, onde a terra, rios e mar complementam-se registando paisagens inesquecíveis.






Iniciamos a nossa visita à cidade pelo porto da cidade, este é um local repleto de barcos e com muito movimento, podemos usufruir de um passeio apreciando as paisagens de ambas as margens, numa das margens as casinhas em madeira coloridas e do outro lado as casas em pedra.




Vannes é uma cidade bem preservada e cercada por muros que datam da Idade Média. Percorremos as suas muralhas através do exterior contemplando os jardins e o rio. 







Depois de desfrutarmos do encanto das paisagens que circundam as muralhas entramos na vila por uma das suas portas e sentimos que o tempo estagnou naquele espaço.




As inúmeras casas coloridas em madeira, as ruas medievais e o clima que se vive no interior da vila tornam Vannes numa das mais belas cidades na Bretanha.



Percorremos as ruas da cidade e cruzamo-nos com vários edifícios históricos, casas do séc. XVI e com a catedral da cidade.
A catedral é uma interessante mistura de estilos arquitectónicos - um destaque especial é a Capela de Thomas Ferrier, construída no século XVI. O Museu de Belas Artes situa-se em frente à catedral e contém uma interessante colecção de arte de Delacroix às modernas obras contemporâneas.




No interior das muralhas perdemo-nos no tempo e quando constatamos já era noite, saímos da cidade medieval e apreciamos a paisagem à luz da lua.




Vannes surpreendeu-me considero-a uma das cidades mais encantadoras que visitei na Bretanha e Normandia.
Desfrutar da sedução desta pequena cidade, rica em história e cultura, dos seus parques floridos e de seu património é um verdadeiro contentamento.




1 comentário:

  1. Ja visitei esta bela cidade. Adorei! Foi onde velejei a primeira vez na vida!

    ResponderEliminar