20 de fevereiro de 2011

Astorga


Astorga fica situada a apenas 48 km de León, esta é a segunda maior cidade da província com um esplendido património histórico e monumental.

Astorga teve grande importância durante a ocupação romana e conservou a sua influência durante a Idade Média graças ao facto de a rota francesa do Caminho de Santiago e a Rota da Prata (Via de la Plata) convergirem em Astorga.

Visitei Astorga no dia a seguir de ter visitado o centro histórico de León. Antes de entrar nas muralhas fiquei encantada com a vista para os monumentos que se situam dentro das muralhas. Parei e contemplei a paisagem sentido que estava num local encantado, daqueles que se assiste nos filmes. As muralhas altas e imponentes, junto com a Catedral e o Palácio de Gaudi reflectem um cenário mágico.




Após entrar nas muralhas dirigimo-nos ao Palácio de Episcopal, um edifício projectado pelo arquitecto Antoni Gaudí, ao estilo do modernismo catalão. Construído em granito cinzento, o edifício tem uma fachada que apresenta quatro torres cilíndricas, e está rodeada por um fosso. O edifício nunca foi utilizado para o fim para o qual foi construído e é hoje sede do Museu dos Caminhos (de Santiago).



Como todas as obras de Gaudi este Palácio é deslumbrante, remetendo o nosso imaginário para um conto de Fadas.

Perto do Palácio situa-se a Catedral de Santa Maria, que começou a sua construção no século XV e terminou no século XVIII, por isso tem uma mistura do estilo barroco, renascentista e estilo gótico. É uma catedral esplêndida, com pormenores fantásticos, que nos obrigam a observá-los vezes sem conta.






Dentro das muralhas percorremos as ruas do centro histórico e fomos nos cruzando com outros monumentos e igrejas, visitamos a igreja Santa Marta e a San Bartolomé, esta última é uma imponente igreja com vários estilos, devido ao facto de ter sido reconstruída e reformada várias vezes.



No fim da rua onde se encontra a Igreja San Bartolomé situa-se um dos muitos monumentos romanos espalhados pela cidade, encontra-se protegido por uma cobertura onde se situam os restos de uma villa a Domus do Urso e dos Pássaros, nome que advém dos belíssimos mosaicos que ainda se podem ver no local.

Na Plaza Mayor encontramos um belo edifício barroco do séc. XVII – o Ayuntamiento. Na minha opinião é o Ayuntamiento mais encantador que já visitei.


A finalizar a visita dentro das muralhas da cidade visitei o Seminário Diocesano, construído no século XVII, que contém um claustro, projectado pelo Gaudí e visitei o Convento e Igreja San Francisco.

 Hoje Astorga é considerada a capital do Maragatos, na área de León, e é particularmente famosa pelas suas Cocido de Maragato e pelos doces – Mantecadas.

A visita a Astorga foi fascinante deixei-me levar pelos fascínios dos monumentos e desfrutei de um belo dia nesta cidade de encantar.

Em Astorga não visitei apenas a zona histórica dentro das muralhas, mas visitei também uma das suas aldeias - Castrillo de los Polvazares. Uma pequena aldeia com apenas 80 habitantes, onde as casas e ruelas estão tão bem preservadas que nos remetem a séculos passados. A sua igreja medieval é outro dos monumentos da aldeia que é fascinante.





Esta aldeia calma, pacata e deslumbrante preencheu-me o espírito de entusiasmo e de motivação para continuar a viagem pela província de León.

Sem comentários:

Enviar um comentário