13 de fevereiro de 2011

Adopte um animal!



"Acredito que os cães podem falar, mas para não se envolverem nas mazelas humanas, preferem latir"

Victor Hugo


Uma das minhas paixões são os animais.

Eu gosto de todos os animais de estimação, mas tenho uma estima especial por gatos, porque sempre tive gatos desde os meus 11 anos, os primeiros gatos já eram adultos quando os retirei da rua, os últimos eram bebes de cerca de 3 meses. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os animais adultos também se adaptam a novos lares. Eles demonstram gratidão às pessoas que os adoptam, tornando-se bons companheiros, carinhosos e fieis.

Todos os animais que adoptei foram retirados da rua ou fui buscá-los a veterinários, onde estavam acolhidos para adopção.

Quem tiver interesse em adoptar um animal pode fazê-lo através de várias associações de apoio a animais, cito algumas do Norte:

- Adopta-me (www.adopta-me.org)

- Bichanos do Porto (http://bichanosdoporto.blogspot.com)

- Felinus (www.felinus.org)

- Associação animais da quinta (www.animaisdaquinta.net)

- Associação dos Amigos dos Animais do Porto (www.aaaporto.com)

- Associação dos animais de Santo Tirso (www.asaastirso.blogspot.com)

- Refúgio das patinhas (www.refugiodaspatinhas.com)

- ABRA - Associação Bracarense Amigos dos Animais (http://www.abra.org.pt/html/)

-
Associação Zoófila Portuguesa (www.azp.pt)

-
A Cerca - Póvoa de Varzim/Vila do Conde (cerca.adoptar@gmail.com)

-
Projecto Animais de Barcelos (www.animaisbarcelos.org)

-
Bobby & Companhia - Associação dos Amigos dos Animais de Espinho (http://bobbycompanhia.blogspot.com)

Neste momento tenho dois gatos que passo a apresentar – o Simba - o meu Rei, que tem como características ser muito autónomo, brincalhão, líder, teimoso, corajoso, irrequieto e por incrível que pareça é dependente.








O mais novo é o Timon – o meu príncipe, que tem como características ser medroso, carinhoso, calmo, obediente, dependente, assustado e comilão.






Incentivo as pessoas a adoptarem um animal, porque ao adoptar um animal estão a ganhar um amigo e a salvar uma vida.
Não bastar olhar para um animal e sentir pena, é necessário agir e retirá-lo da rua ou da família de acolhimento temporária.
Ter um animal de estimação é muito gratificante. O animal faz companhia, preenche o vazio da solidão (no caso de pessoas que vivam sozinhas), e aguça a sensibilidade e a solidariedade. Para quem tem crianças, é importante a interacção do animal com estas, porque as crianças aprendem com o animal a ser solidárias, a respeitar, a serem responsáveis perante um outro ser, e essa interacção estimula o desenvolvimento social da criança.
A maior parte das pessoas encontram sempre desculpas para não adoptar – é uma despesa muito grande com a alimentação e com a areia, largam muito pêlo, estragam os móveis ou artigos da casa, viajam muito e não têm quem fique com o animal, apegam-se demasiado e quando o animal adoece ou falece sofrem com isso. Enfim, são várias as razões que apontam para não salvar uma vida, eu só encontro uma razão para não o fazerem - são EGOÍSTAS.
Quando vão jantar fora ou gastam dinheiro em alguma excentricidade, já não se lembram do dinheiro que despendem, mas se for para salvar uma vida, já fica muito dispendioso no orçamento doméstico.
Se a casa ficar suja, no seguimento da jantarada com os amigos, não importa porque até se divertiram e no dia seguinte limpam tudo, mas se a casa estiver suja com pêlo do animal, já é demasiado trabalhoso limpar.
No caso de viajarem não têm quem tome conta do animal, mas vivem rodeados de amigos e familiares, que de certeza que algum deles se mostrava disponível para ir a casa dar comida ao animal.
Quando o animal adoece sofrem com isso e não adoptam animais para evitar o sofrimento, mas para evitar o seu próprio sofrimento deixam que outro ser sofra. A vida está repleta de adversidade e como temos de estar preparados para lidar com o adoecimento ou falecimento de um entre querido, também acontece o mesmo com o animal.
O ser-humano muitas vezes é demasiado egoísta e não pode prescindir das suas necessidades em prol de um outro ser.
Os animais merecem o nosso respeito, carinho e dedicação. Eles estão sempre presentes nas nossas alegrias, tristezas e em todos os momentos que precisamos de um conforto ou carinho. Estes são sinceros, verdadeiros, companheiros, não fingem amar e não traem, pelo contrário são leais e fieis. Os animais são os nossos verdadeiros amigos, nunca nos abandonam.
Quem for capaz de ser cruel com um animal, não pode ser julgado como uma boa pessoa. Quem não tiver interesse em estimar um animal, ou menos respeite-o e não o maltrate!

Adopte um animal, ele ficará eternamente grato.



3 comentários:

  1. Não resisti:

    Teste do verdadeiro amor (funciona mesmo...)
    Para saberes quem te ama de verdade, faz o seguinte teste:
    1 - Tranca o teu cão e o teu marido na bagageira do carro.
    2 - Aguarda exactamente uma hora...
    3 - Abre a bagageira...
    4 - Vê quem está feliz por te ver novamente.

    ...É impressionante! :)

    ResponderEliminar