8 de janeiro de 2011

Florença


Florença é considerada a cidade do Renascimento e é considerada uma das mais belas do Mundo. Muitos génios, como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Dante Alighieri, Filippo Brunelleschi e Nicolau Maquiavel, contribuíram para sua grandeza.

Em poucos lugares do mundo estão reunidas tantas obras, trabalhos, esculturas, pinturas, frescos, executadas por alguns dos maiores génios da humanidade, como acontece em Florença. Diversos deles passaram por esta cidade, durante um mesmo período da história, e nos deixaram um legado imortal, um exemplo do melhor que a humanidade pode produzir. 
O centro histórico da cidade é classificado como Património da Humanidade, pela Unesco.
 


Fui a Florença em Maio de 2010 e ia com grande expectativa relativamente a esta cidade.
Florença tem muitos museus, dos quais o mais importante é a Galleria degli Uffizi. A cidade conta também com a Biblioteca Nacional Central, onde é possível encontrar exemplares de todos os livros publicados na Itália desde 1870.

Florença, ou Firenze, como dizem os Italianos, é banhada pelo rio Arno. Através do miradouro de Piazzale Michelangelo, apreciamos toda beleza da cidade.

Outro ponto imperdível de Florença é a Santa Croce. Esta igreja guarda 276 sepulturas de nomes imortais das artes, como Michelangelo, Ghiberti, Machiavelli, Dante e Galileo, só para citar alguns. A própria igreja tem suas capelas projetadas por Giotto, Della Robbia e Brunelleschi.
Igreja Santa Croce
Perto da igreja Santa Croce podemos encontrar a grande Sinagoga, também chamada de "Templo Principal", é considerada uma das mais belas da Europa.
Sinagoga

A Piazza della Signoria é a coração de Florença. Esta praça é dominada pela torre do Palazzo Vechio, Câmara Muncipal de Florença desde 1322, com interior decorado por Vasari. Por séculos tem sido nesta praça onde os eventos mais importantes da cidade acontecem. Ela está cercada por um grupo magnífico de esculturas, onde destacam-se o Perseu de Cellini e o Rapto das Sabinas, de Giambologna. Quando cheguei a esta praça parei para observar ao redor e verificar que estava rodeada de obras de arte.



Piazza della Signoria




O centro da cidade pouco mudou desde sua época de máximo esplendor, ou seja, o período situado entre os séculos XIII e XV. Conserva-se o traçado das antigas ruas romanas, que cruzavam o núcleo urbano.


Passear em Florença é percorrer um museu ao ar livre, com uma obra de arte em cada esquina.

A arquitetura religiosa florentina é um dos principais centros de interesse da cidade. O edifício mais antigo é o batistério de San Giovanni, em estilo romano, com planta octogonal, decorado exteriormente em mármore verde.

A catedral de Santa Maria del Fiore é de estilo gótico com influências toscanas, é revestida com mármore verde, rosa e branco, conhecida como Duomo, e que levou quase dois séculos para ser construída, é a principal e mais famosa construção da cidade, além de ser a quarta maior catedral do mundo em tamanho.



catedral de Santa Maria del Fiore

A Campanile, projetada por Giotto, constitui a torre do Duomo, uma construção à parte, bem ao lado da igreja. A terceira construção do conjunto forma o Batistério, o monumento menor um pouco à esquerda do Duomo. A função do batistério era curiosa. Como os pagãos não podiam entrar nas igrejas, nem para serem baptizados, eles precisavam ser baptizados em outro local, e para isto foi especialmente construído o Batistério. Não deixei de apreciar, na entrada, as suas portas de bronze. Conhecidas como As Portas do Paraíso, elas foram criadas entre 1424 e 1452 e representam um dos mais belos trabalhos de arte do período renascentista.

Um nome para sempre associado à história de Florença é o do poeta e escritor Dante Aligheri, eternizado principalmente graças à sua obra-prima: A Divina Comédia. No Museo Casa di Dante (Via Dante Alighieri) pode-se conhecer um pouco sobre sua vida e sua relação com a cidade. E como esquecer Leonardo da Vinci, que chegou a Florença ainda criança, em 1469, trazido por seu pai, que tendo percebido a precoce genialidade de seu filho, decidiu trazê-lo para esta cidade, na esperança que os ares iluminados da cidade dos artistas pudessem desenvolver ainda mais os dons de seu filho. O nosso guia turístico informou-nos que foi em Florença que o Leonardo da Vinci pintou a Monalisa.

Outro símbolo de Florença é o David de Michelangelo, ocupando um ponto de honra no prédio do Museo dell’Accademia, fundado em 1784 por Leopoldo de Lorena.


David de Michelangelo

A cidade conta mais de meia centena de palácios, dos quais o maior e historicamente mais importante é o palácio Pitti, que foi residência dos Medici e depois dos Lorena.

Caminhando na direcção do rio Arno encontra-se a ponte mais famosa de Florença, a Ponte Vechio, construída em 1345. Ao longo das suas duas extremidades encontram-se pequenas lojas vendendo jóias de ouro e prata.

Ponte Vechio
Margem do rio Arno

Florença é a cidade dos apaixonados, dos artistas e dos sonhadores. É uma cidade eterna, o que pode ser sentido caminhando entre as suas ruas, praças e casas.

Sem comentários:

Enviar um comentário