14 de novembro de 2011

Lourdes


A finalizar o nosso percurso por França visitamos a cidade de Lourdes.

Lourdes é uma cidade situada no departamento dos Altos Pirenéus. Situa-se entre a planície e a montanha.



O nosso objetivo era visitar o santuário de Lourdes, quando lá chegamos já estava a anoitecer e fiquei surpresa pelo movimento que se encontrava àquela hora. O santuário está situado num local belíssimo, rodeado de verde, montes e abarcado pelo rio.







A história da cidade narra que numa pequena gruta junto ao rio Gave, terá alegadamente aparecido algumas vezes a Virgem Maria a uma menina de nome Bernadette Soubirous (1858). Após comprovações da Igreja Católica das aparições, Lourdes tornou-se uma das localidades de maior destaque em toda a França. Hoje em dia, o Santuário de Lourdes é um dos maiores centros de peregrinação do mundo católico, à semelhança de Fátima em Portugal.




O Santuário é grandioso e compreende várias capelas, igrejas e locais de recolhimento e oração. Neste local estava bem presente a fé das pessoas e o calor humano que abraçava cada um de nós.






A Basílica Nossa Senhora do Rosário foi construída trinta anos depois da primeira aparição e é dedicada à Santa Rosário em honra da Santíssima Virgem. Isso, porque a Imaculada Conceição aparecia sempre a Bernadette com um terço na mão, lembrando da importância e da necessidade de se rezar o rosário. Esta foi construída exatamente em cima da gruta onde a virgem apareceu a Bernadette.







Além do Santuário, é possível visitar em Lourdes outros pontos de peregrinação ligados à vida de Bernadette.

Também visitamos o Chateaux Forte, uma fortaleza considerada monumento histórico e museu da França. Este local oferece uma vista excepcional da cidade, dos Santuários e dos Pirineus. Porém, como já tinha anoitecido não conseguimos desfrutar de forma clara da vista para os Pirineus.



Não só o património religioso atrai os turistas a esta cidade, mas também o património natural, uma vez que a cidade fica localizada em plenos Pirenéus.

No caminho de regresso a Portugal atravessamos o Parque Nacional dos Pirineus, uma experiência que vai ficar marcada, pelo medo que senti em pleno breu da noite percorrendo aquelas estradas enlaçadas pelo nevoeiro.

Considero esta viagem por França inesquecível, as cidades que percorremos e os monumentos que visitamos remeteram-nos para tempos longínquos, contribuindo para a vivencia de experiências jamais esquecidas.

2 comentários:

  1. Quem vai a Lurdes tem de trazer um garrafão de água benta para casa... Juro!Não viste por lá a vender garrafões?

    João

    ResponderEliminar
  2. Sim, por acaso até vi, mas não comprei nenhum.

    ResponderEliminar