26 de maio de 2011

Jerez de la Frontera


A cidade de Jerez de la Frontera é um Município de Espanha, que faz parte da província de Cádiz.

Jerez de la Frontera é rica em história e tradição, embora seja ainda mais conhecida pelo vinho Jerez que produz.

Hoje em dia, a cidade é uma mistura dinâmica de edifícios novos e antigos. Alguns dos locais mais atraentes situam-se na parte antiga da cidade.



O bairro cigano é dos mais antigos da Andaluzia, as suas ruas são estreitas e sinuosas. Ao longo do passeio pela cidade antiga admiramos praças encantadoras e palácios renascentistas. Evidentemente, o flamenco é muito importante no Bairro de Santiago e em toda a cidade de Jerez. A Fundación Flamenca de Andalucía tem a sua principal sede neste local.

O Museu dos Relógios é outra das atracções da cidade. As casas nas quais está instalado são das mais antigas da Europa.

Jerez está fortemente ligada à criação de cavalos. Ainda hoje, são utilizados os métodos mais tradicionais. Diz-se que os melhores cavalos de raça em Espanha foram criados nesta cidade. A Real Escuela Ecuestre de Jerez tem prestígio internacional, recebendo visitantes de todo o mundo, que ficam maravilhados com os exemplares que aqui contemplam.

Uma vez por ano realiza-se uma prova do Grande Prémio de Motociclismo no Circuito de Jerez. Durante cerca de quatro dias reúnem-se na cidade milhares de adeptos deste desporto, tornando o ambiente eufórico.

O património religioso da cidade surpreendeu-me, na medida que nos deparamos com várias igrejas todas elas imponentes (Cartuja Santa María de la Defensión, San Dionisio, San Juan de los Caballeros, Santiago, Santísima Trinidad).



As que mais me fascinaram foi a igreja San Miguel e a Catedral de Jerez.

A igreja San Miguel é de estilo gótico isabelino. A igreja remonta ao séc. XV e XVI e está localizada em um dos bairros ciganos da cidade de Jerez.






A construção da Catedral de Jerez teve início em 1695 e situa-se na mesquita original de Jerez e antiga Igreja do Salvador.

O sino da torre está localizado na parte externa e possivelmente foi construído sobre o minarete da mesquita. O templo rectangular tem cinco naves em seu espaço que integra a estrutura de uma cruz latina. É também o epicentro das celebrações religiosas da cidade.




Outra das atracções da cidade é o conjunto monumental do Alcázar e da Câmara Oscura.
Este palácio data do séc. XII, foi reformado no séc. XV e modificado no séc. XVIII e XX. Actualmente, mantém muito de sua construção original. De planta quadrada, a sua construção é de origem almohade, construída no século XII, foi sede dos governadores cristãos após a queda da cidade nas mãos de Alfonso X.


Os espaços que me surpreenderam no Alcázar foram a mesquita de Santa María la Real, os Banhos Árabes, o lagar de azeite e os belos jardins.




No interior do Alcázar também são de destacar a Torre Octagonal, o Pátio de Armas, as duas portas, a da entrada e a da muralha.

Este palácio foi construído sobre as ruínas do antigo palácio dos Mouros, o Palácio de Villavicencio, do séc. XVIII, onde se situa a Câmara Oscura e onde se pode visualizar toda a cidade, através de um sensor óptico.

Jerez de La Frontera é uma cidade repleta de atracções desde culturais, artísticas, históricas e desportivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário