4 de maio de 2011

Sortelha - Aldeia Histórica de Portugal



Sortelha fica situada no concelho do Sabugal. Esta foi uma das muitas aldeias históricas que visitei no ano de 2010 em pleno Inverno. Foi amor à primeira vista, apaixonei-me por esta aldeia mesmo antes de entrar nas suas muralhas. Após a entrada pela porta da vila, divagamos no tempo e detemo-nos num pequeno povoado de traçado medieval.



O granito é o suporte para todas as edificações desta aldeia histórica, desde as casas ao empedrado das ruas estreitas, passando pelas muralhas do sobranceiro castelo que vigia a aldeia. Este foi mandado reconstruir por D. Sancho II e sofreu vários restauros (nos reinados de D. Dinis, D. Fernando e D. Manuel) depois de alguns tremores de terra que afectaram a sua estrutura.




Sortelha ainda se conserva rodeada de fortes muralhas circulares, que se prorrogam pelos declives naturais, envolvendo a aldeia como um anel. Na sua cidade destaca-se o recinto da cidadela no cimo de um penhasco mais elevado, com a torre de menagem quadrada ao centro. Daqui abarca-se um amplo horizonte em que se distingue a serra da Malcata e a linha final da serra da Estrela. Além do castelo, são notáveis, igualmente, a igreja matriz do século XIV, dedicada à Virgem das Neves, um conjunto de sepulturas medievais escavadas na rocha e o pelourinho manuelino. Bastante curiosos são as formações graníticas conhecidas como "Pedra do Beijo" e "Cabeça da Velha", dois penedos graníticos com formas invulgares.



É das mais belas e antigas vilas do país, cujo traçado manteve-se intacto nos últimos quinhentos anos.
A ocupação do penhasco de Sortelha, ocorreu no tempo de D. Sancho I, "o povoador". A escolha do local deveu-se a uma mera questão militar, de modo a garantir as condições mínimas de segurança e defesa do território. O primeiro foral é dado mais tarde por D. Sancho II (1228), obrigando a população das povoações próximas a ocuparem o cabeço. Sortelha adquire importantes funções politico-militares como sede de concelho medieval, até às reformas liberais do séc. XIX. Ganhou alguma projecção na região com a confirmação do foral por D. Dinis e com as amplas reformas e ampliações no castelo e nas muralhas. Com a assinatura do Tratado de Alcanizes com Castela e Leão, (1297) por D. Dinis, Sortelha passa a estar a mais de 50 km de distância da fronteira, perdendo a sua importância estratégica. D. Manuel, empreende um novo movimento de restauração, dando-lhe em 1510 novo foral, de forma a motivar o seu repovoamento e desenvolvimento económico. O pelourinho de Sortelha, com o seu brazão de cinco quinas, data deste período.




As ruas sinuosas permitiram-nos percorrer toda a aldeia e descobrir as várias atracções que dela fazem parte, como a Igreja Matriz, a Capela de São Sebastião, o Antigo Hospital da Misericórdia, a Fonte de Mergulho e a Fonte da Azenha.



A prova dos sabores da terra não poderia faltar, assim fomos almoçar ao restaurante D. Sancho, localizado mesmo no inicio da aldeia, após a entrada nas muralhas. Um espaço amplo e acolhedor, onde é possível saborear principalmente especialidades de caça.

Sortelha é uma emoção aos sentidos, encontramos aqui uma das mais bonitas aldeias de Portugal, escondida e protegida nas majestosas muralhas do seu Castelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário