18 de janeiro de 2011

Combarro


 
Quando fui passar o fim-de-semana a Baiona, decidi visitar Combarro.

Combarro é uma vila muito interessante porque é pequena, muito movimentada, com ruelas estreitas que nos levam à beira-mar e perto do mar encontramos um belo cenário – vários espigueiros alinhados e dispostos de uma forma que embeleza qualquer postal.







Percorremos as ruelas onde pequenas casas de marinheiros se erguem, com as suas varandas de pedra inspiradas na arquitectura dos antigos paços.


Contemplamos a bela paisagem e em seguida decidimos apreciar  a gastronomia da localidade e  almoçamos umas deliciosas tapas numa esplanada à beira-mar.





Depois do almoço emaranhamo-nos novamente pelas ruas e cruzamo-nos com novos espigueiros, ao todo devem ser uns trinta, formando um dos maiores conjuntos da Galiza, com a particularidade de se situarem junto à costa.




Os espigueiros são também de pedra, embora o seu nome local de palleiras (palheiros) provenha de tempos mais antigos, em que eram cobertos de palha ou de outro material similar.



Por último são de salientar os cruzeiros, elementos da religiosidade popular que não poderiam faltar em qualquer encruzilhada. Alguns destes cruzeiros possuem ainda uma mesa a modo de altar, com funções sobretudo ornamentais para a procissão do Corpus.


Não deixei de comprar um souvenir, um espigueiro e uma pequena bruxa sendo estes os simbolos desta localidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário