15 de junho de 2011

Estocolmo


Estocolmo é a capital da Suécia e também a capital da Escandinávia.

Estocolmo é uma cidade construída no meio da água e do verde. Aproximadamente 60% de sua área de 4.900 km2 é ocupada por lagos, canais, parques e jardins.

A viagem que realizei a Estocolmo foi através de um cruzeiro e desta forma tive o privilégio de navegar por canais silencioso e resplandecentes até atracar em Estocolmo.




No dia da chegada a Estocolmo acordei às 3h30 da manhã, e deparei-me com o céu claro e o sol brilhante, vivi o momento das “noite brancas”, uma contemplação espantosa. Quando presenciei as paisagens da proa do navio senti que aquele momento reflicta-se numa paz interior capaz de me serenar e anestesiar. Foram momentos únicos de navegação pela costa da Suécia.




Chegados a Estocolmo o entusiasmo prosperou, de longe já apreciávamos as torres pontiagudas e as casas históricas e monumentais.




Dirigimo-nos ao centro de Estocolmo, Gamla Stan, chamada de cidade velha, este centro é famoso pelas suas ruas estreitas, pelos belos edifícios, lojas e restaurantes. Percorremos toda a cidade a pé, cruzando-nos com ruas medievais e edifícios do século XVII. Esta parte da cidade está localizada numa ilha ao sul do palácio real, e pode ser considerada a genuína de Estocolmo.





As ruas principais Västerlággatan e Öterlánggatan são pedonais, onde encontramos as lojas de souvenirs típicos.
Passamos pela Bolsa de Valores ((Börshuset), local onde atribuem o prémio Nobel da Literatura.

A praça mais importante da cidade é a Slottsbacken, por onde passam as carroças que se dirigem ao Palácio Real.

Como todos os países Nórdicos, também a Suécia tem a sua família real. O palácio real é considerado o principal palácio do país. Este está situado numa das ilhotas da cidade, uma vez que Estocolmo é formada por várias ilhas interligadas. O palácio foi construído no mesmo lugar do castelo Kronor, que foi incendiado em 1697. O palácio de Kungliga Slottet tem 608 aposentos, e a sua atracção principal é a troca da guarda.


A troca da guarda no palácio acontece diariamente às 12 horas, entre os meses de Junho e Agosto, com direito a desfile, começando na praça Sergels Torg e seguindo pelas ruas Hamngatan, Kungsträdgårdsgatan, Strömgatan, Gustav Adolfs Torg, Norrbro, Skeppsbron e Slottsbacken. No restante do ano a cerimónia ocorre somente às quartas-feiras e domingos às 13 horas, sem desfile pela cidade.

Ao lado do Palácio Real encontramos a Catedral – Storkyrkan. Esta igreja é mencionada pela primeira vez em escritos de 1279. Esta tornou-se luterana e protestantes em 1527 e hoje é a Catedral de Estocolmo.





Atravessando a ponte para o sul, passamos por ruas pitorescas do bairro Södermalm, onde podemos apreciar uma vista maravilhosa da cidade.

Caminhar em Estocolmo é cruzar uma sucessão infindável de pontes e canais.





Foram várias as igrejas que nos cruzamos, uma delas foi a igreja de Riddarholmen. Este templo sueco foi onde se realizou o funeral da realeza e da aristocracia para mais de 700 anos. É o único resto de uma abadia em Estocolmo.



Ao longo do percurso pela cidade também fomos encontrando diferentes monumentos todos eles imponentes.





Quem aprecia museus não pode deixar de visitar o principal da cidade, o Statens Historiska Musset. O Museu Sueco de História tem exposições sobre a história do país, desde a pré-história até os dias de hoje, sendo que um de seus pontos altos é a sala dedicada aos Vikings, onde se pode conhecer aspectos geralmente desconhecidos sobre sua cultura e civilização.

Um dos monumentos mais famosos da cidade e o Stadshuset (a torre da Câmara Municipal). A sua construção foi iniciada em 1911, seguindo um projecto de Ragnar Östberg. Entre os meses de Maio a Setembro é possível subir à torre, este é considerado o melhor ponto para se observar Estocolmo. No seu interior podemos apreciar o Salão Dourado, decorado com mosaicos e vitrais primorosos, e apreciar o belo pátio interno, ornamentado com arcadas de frente para o canal.



Outra das atracções da cidade que visitamos foi o Vasamuseet, este deve ser o único museu do mundo especialmente construído para abrigar somente uma obra. Neste caso, o navio Vasa. O Vasa é o único navio do século XVII ainda existente no mundo e um dos mais famosos pontos turísticos do mundo. A história deste imenso navio é tão trágica quanto impressionante. Construído por ordem do rei Sueco Gustavus Adolphus, em 1628, o Vasa afundou no porto de Estocolmo, logo após sua viagem inaugural e por 330 anos permaneceu no fundo das águas, como um Titanic adormecido. Apenas em 1961 foi organizada uma elaborada expedição para resgatá-lo e içá-lo. E felizmente agora podemos apreciar de novo toda arte e maestria dos engenheiros navais Suecos do século XVII.






Junto ao Vasa, perfeitamente conservado, estão diversos objectos intactos dos seus tripulantes, além de moedas, ferramentas, esculturas e impressionantes reconstituições da aparência daqueles que estavam a bordo no dia do naufrágio. O Vasamuseet está localizado em Galärvarvsvägen, na ilha de Djurgården.



Em frente ao Vasamuseet, situa-se o Nordiska museet, o Museu Nórdico mostra uma colecção de elementos decorativos datados entre o séc. XVI e o ano de 1950.



A moeda local é a coroa sueca (símbolo SEK), não realizei o câmbio da moeda, porque utilizava o cartão multibanco. Tudo o que consumi e comprei nesta cidade considerei caro, não só na zona histórica da cidade, como fora desta.

A cidade de Estocolmo conjuga na medida certa aspectos de um local histórico, na medida que conta com belos prédios, com uma cultura enraizada, onde podemos desfrutar de museus e galerias, bem como de um ambiente frenético vivido pelas ruelas da cidade velha.

Sem comentários:

Enviar um comentário