12 de outubro de 2011

Corunha


Voltada para o oceano Atlântico e protegida pelas vizinhas Lugo e Pontevedra, a Corunha está localizada na península Ibérica, na região autónoma da Galiza.

A Corunha é uma cidade marcadamente atlântica e ligada à pesca, carácter derivado da sua localização numa pequena península que penetra no oceano, no seio de um amplo golfo, denominado pelos romanos portus magnus artabrorum (o grande porto dos ártabros).

A breve presença muçulmana na região (século VIII) deixou poucas influências na Corunha. Ao invés, este encantador destino detém um misticismo único derivado das suas lendas deixadas pelos Celtas e pelos Romanos.

Iniciamos a visita na praça de María Pita, onde se pode contemplar a interessante arquitectura dos Paços do Concelho, de estilo modernista.




Desde esta praça mergulhamos na cidade velha, onde nos podemos embrenhar na singular história corunhesa, visitando a Igreja de San Xurxo, templo de estilo barroco compostelano do séc. XVIII; a Igreja de Santiago, românica, do séc. XII, embora conte também com elementos ogivais dos séc. XIV e XV; a Colegiada de Santa Maria, construída entre os séc. XII e XV, próxima do Museu de Arte Sacra; e o convento de Santa Bárbara, que formam um conjunto de singular beleza.




Antes de abandonar a cidade velha visitamos o jardim de San Carlos, ao lado do Museu Militar e da Fundação Luís Seoane, parque romântico muito agradável, situado num antigo bastião de defesa da cidade (1843) que alberga o túmulo do General Moore, morto na batalha de Elviña em 1809. O jardim oferece um excelente miradouro sobre a cidade.

Deixamos a zona antiga da cidade passando pelos Jardins da Real Maestranza, com os seus antigos canhões de defesa da urbe, de onde podemos desfrutar de uma excelente panorâmica do dique de Barrié de la Maza, e da excepcional arquitectura contemporânea da Torre de Controlo Marítimo e do Castelo de San Antón. Este foi construído no séc. XVI, e reformado no séc. XVIII. Situado num pequeno ilhéu da baía corunhesa, hoje em dia unido a terra firme, foi edificado para acolher os doentes contagiosos, funcionando depois como fortaleza e prisão.



Descendo até ao Passeio Marítimo, percorremos o mesmo até à Torre de Hércules. Trata-se de um percurso de grande beleza, que oferece uma bonita panorâmica da costa agreste, aberta ao Atlântico.
 A Torre Hércules é um grandioso símbolo da Corunha, sendo o único farol romano ainda em funcionamento.



Subimos à Torre e depois percorrermos os espaços verdes ao ser redor, apreciando a paisagem marinha.




 Continuamos pelo passeio marítimo até ao parque das esculturas, onde encontramos esculturas de menires.



O calor era muito e aproveitamos os raios de sol para desfrutar um pouco das praias que a costa da Corunha nos oferece.



A Corunha é uma cidade com valores naturais, paisagísticos, sociais, culturais e festivos, que não deixam o visitante indiferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário