12 de novembro de 2011

Fougères



Depois de abandonarmos a Normandia voltamos à Bretanha, à cidade de Fougères.

A Bretanha foi colonizada por migrantes da Grã-Bretanha descontentes com o regime romano dos séculos V e VI. Os bretões mantiveram-se fora do domínio francês até 1532 e ainda mantêm as crenças e costumes dos celtas, antigos habitantes da França.

Fougéres é uma cidade medieval rica em história. Menires e antes testemunham a presença do homem em Fougéres, em tempos pré-históricos.

No séc. XI a cidade era apenas um monte feudal, destruído pelo rei de Inglaterra em 1166, contudo a fortaleza foi imediatamente reconstruída em pedra. A cidade medieval foi crescendo à volta do castelo, às margens do rio Nançon. 



Ficamos tão encantados com esta cidade que a visitamos duas vezes, a primeira já era noite e como não conseguimos contemplar todo o seu encanto, uma vez que o castelo estava fechado, decidimos lá voltar no dia a seguir.




Começamos a visita pela fortaleza de Fougères, construída entre os séculos XI e XV. A fortaleza apresenta, além do Castelo, 13 torres que reforçam as muralhas.




 O castelo de Fougères é uma peça muito importante na história da Bretanha. Este castelo fazia parte da linha de defesa da Bretanha. 




Em seguida percorremos o património religioso da cidade e vistamos a Igreja de St. Leonard, santo padroeiro dos prisioneiros, foi erguida no século XII. A sua fachada é neo-gótica construída no século XIX e tem uma roseta, que é inspirada na Sainte Chapelle.

Também visitamos a Igreja de St. Sulpice construída em meados do século XI. 




Por fim, percorremos as ruas da cidade e apreciamos as suas casas em pedra e outras atrações que nos cruzávamos.



Fougères é uma cidade medieval que prende o visitante, o seu património contribui para que as pessoas voltem a visitar a cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário