25 de novembro de 2011

Viana do Castelo


Situada na foz do rio Lima, entre o mar e as montanhas, a atractiva cidade de Viana do Castelo está imersa em tradição. Historicamente, a cidade foi um ponto de partida crucial durante a Era dos Descobrimentos, quando muitos exploradores portugueses embarcaram para descobrir o mundo ainda desconhecido.

Viana do Castelo foi fundada em 1258 pelo rei D. Afonso III, com o topónimo de Viana da Foz do Minho, mas toda a sua região conta com a presença de tribos e povos bem anteriores, como comprovam as ruínas de um castro ou citânia, provavelmente da Idade do Ferro, no topo do lindíssimo Monte de Santa Luzia.

Atualmente, Viana do Castelo possui um próspero porto de pesca, reconhecido pela sua arquitectura avançada com influências manuelinas e renascentistas e um inovador design contemporâneo. No sopé da colina de Santa Luzia, as estreitas ruelas calcetadas são ladeadas por belos palacetes e solares construídos ao longo de séculos. A bela praia do Cabedelo estende-se ao longo do estuário do Lima.     

Iniciamos a nossa visita pelo centro histórico onde fomos envolvidos por vários monumentos históricos, o Chafariz, a Misericórdia, a Capela das Malheiras, o Museu do Traje, o Antigos Paços do Concelho, a Casa dos Sotto Mayor, o Hospital Velho, a Casa dos Lunas, a Casa de João Velho e a Sé Catedral. 







O edifico dos Antigos Paços do Concelho é do séc. XVI, neste consta o andar nobre a "Câmara" onde reunia a vereação e no piso térreo uma arcada para abrigo das pessoas e de escribas que aqui redigiam, para os iletrados, requerimentos e outros documentos endereçados à Câmara.

A igreja da Misericórdia é do séc. XVIII, esta é composta por uma ilustre combinação de arcadas romanas, varandas renascentistas e pilares com gravações intrincadas. A decoração do interior apresenta influências barrocas e rococó, como as gravuras douradas, as esculturas e as pinturas. Nesta igreja encontram-se ainda alguns dos painéis de azulejos portugueses mais belos do país, representando passagens bíblicas.   

Também visitamos a Sé de Viana, do séc. XV, embora apresente uma estrutura maciça bem ao gosto da arquitectura românica, é sem dúvida uma obra influenciada pela estética gótica, tendo a sua construção sido iniciada nos alvores do século XV. O portal apresenta um arco ogivado recortado por três arquivoltas profusamente decoradas, que são suportadas por seis esculturas que representam outros tantos apóstolos (S. Pedro, S. Paulo, S. João, S. Bartolomeu S. Tiago e Santo André). 




  As ruas e ruelas do centro histórico, um dos mais conservados do país, chamaram-nos à nossa atenção, quer pelas belas fachadas armoriadas, quer pelos painéis de azulejos preciosos no traço e na cor, constituindo um autêntico compêndio da história da arquitectura em Portugal.






 Ao longo do passeio pela cidade fomo-nos cruzando com outras atrações, nomeadamente a Estátua de Viana (Séc. XVIII). A figura feminina de vestes ondulantes, segurando uma caravela, em estilo rococó, que domina todo o conjunto, simboliza Viana e a sua vocação marinheira. Os quatro bustos que rematam as esquinas do pedestal, simbolizam os continentes, europeu, asiático, africano e americano, como alusão aos "quatro cantos do mundo" e à tradição mareante e mercadora dos vianenses.



Depois de percorrermos as ruelas históricas da cidade dirigimo-nos ao Monte de Santa Luzia. Podemos aceder ao monte de carro ou de funicular, optamos pelo funicular de forma a apreciarmos a beleza envolvente. 

O Monte de Santa Luzia encontra-se num dos locais mais belos do Minho. A Igreja de Santa Luzia iniciou a sua construção em 1903 e ficou totalmente concluída apenas em 1943. Do alto deste monte a vista é lindíssima, avistando-se o centro histórico de Viana e toda a foz do rio Lima que desagua no imenso oceano Atlântico.
Este templo denominado de Sagrado Coração de Jesus é um excelente exemplo de arquitectura revivalista congregando de uma forma monumental mas harmoniosa elementos neo-romanicos, neobizantinos e neogóticos.







Foram várias as visitas que realizamos a este local, sempre que visitamos a região do Minho passamos pelo Monte Santa Luzia de forma a contemplarmos o encanto da sua igreja, a beleza da natureza envolvente e a magnitude das vistas que alcançamos deste local.






De volta ao centro histórico de Viana decidimos saborear as deliciosas bolas de Berlim e as natas da confeitaria Zé Natário.

Fora do centro da cidade, encontramos os Moinhos de Vento de Montedor, únicos moinhos de vento de velas trapezoidais de madeira em funcionamento em Portugal.






A cidade de Viana do Castelo está rodeada por montanhas verdejantes e pela serenidade do Rio Lima, espelhando paisagens deslumbrantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário