29 de novembro de 2011

Cabeceiras de Basto



Cabeceiras de Basto é uma vila do Norte do País, pertencente ao distrito de Braga, situada num vale rodeado por várias serras e abundantes cursos de água, numa zona de grande beleza natural.

A vila está situada numa região muitas vezes conhecida por “terras de Basto”, cujo nome estará ligado ao Guerreiro Lusitano "Basto", figura lendária que ficou célebre nas lutas de resistência às invasões dos Mouros, muito representado em estátuas graníticas de época anterior à de ocupação romana. Esta região terá sido um refúgio das invasões mouras.
De facto, esta é uma região com povoamento humano em épocas já anteriores a Cristo, com alguns vestígios castrenses e megalíticos.
Durante a Idade Média, Cabeceiras de Basto foi um importante centro de peregrinação.

O centro da vila é muito acolhedor e não deixamos de visitar as suas atrações, como o Mosteiro e a Igreja de S. Miguel Refojos, o Pelourinho de Cabeceiras de Basto, a estátua do Basto, e as inúmeras casas senhoriais que espelham a história desta localidade.




A estátua do “Basto”, está situada na Praça da República, é um dos monumentos mais curiosos do Concelho. Representa um guerreiro lusitano e é uma das várias estátuas jacentes que apareceram na Galiza e eram colocadas sobre as sepulturas de alguns desses guerreiros heróis e endeusados. Esta estátua já deu origem a lendas.



A atracção principal desta praça é o majestoso Mosteiro de S. Miguel de Refojos de Basto. Este não tem data conhecida para a sua fundação, mas o rei D. Afonso Henriques, em 1131 concedeu carta de couto ao mosteiro. A sua igreja é conventual barroca do século XVIII de planta em cruz latina. É caracterizada por um excessivo decorativismo em talha dourada no interior. A sacristia possui um altar da renascença.





O que mais me impressionou neste templo foram as figuras demoníacas, máscaras, também conhecidas por carrancas colocadas dos dois lados interiores logo a seguir à entrada da Igreja.




Depois de visitarmos o ex-líbris desta pequena vila, dirigimo-nos para a ponte de Cavez, sobre o rio Tâmega. A ponte é medieval de perfil horizontal sobre cinco arcos desiguais, três quebrados e dois redondos, reformulada em época moderna (séc. XIII).

Em suma, o concelho de Cabeceiras de Basto possui vários elementos de importante valor arquitectónico e cultural e reúne um conjunto de monumentos com interesse turístico.

Sem comentários:

Enviar um comentário