Bragança é uma cidade situada na região de Trás-os-Montes, esta tem uma histórica bem antiga, uma vez que era uma povoação importante no período de ocupação romana, tendo mesmo sido apelidada de “Juliobriga” e “Brigantia”.
D. Sancho I repovoou a cidade, e nomeou-a finalmente de Bragança, após muitas ocupações e pertenças e, dada a sua situação estratégica, sobretudo a nível militar e de controlo de vias de trânsito, sendo igualmente um local de passagem para as peregrinações a S. Tiago de Compostela desde o século XII.
Percorremos o núcleo urbano medieval, murado e acastelado, no século XII. Adorei passear pela Cidadela, dignamente representada pela imponente Torre de Menagem do Castelo, pelo Pelourinho, pela Igreja de Santa Maria e pela Domus Municipalis. Edifício único na Península Ibérica de arquitetura Românica, com a forma de um pentágono irregular, construído no século XII, e a Torre da Princesa, um magnífico miradouro com vista para a cidade.
O centro da cidade, já fora da cidadela Bragantina, é constituído por excelentes monumentos dignos de registo como a bonita Praça da Sé, o Cruzeiro de 1689, a Sé Catedral do século XVI e o Palacete dos Calaínhos do século XVIII.
O património religioso é igualmente rico, como as Igrejas da Misericórdia, de São Bento, de São Vicente, ou o Convento e igreja de São Francisco e, já fora do centro, a importante Igreja do Mosteiro de Castro de Avelãs do século XII.
No decorrer da visita passamos pelas rotundas da cidade que ilustram parte da história e cultura da região.
Bragança é uma cidade histórica, que oferece cenários únicos, vilas históricas, paisagens naturais e uma gastronomia transmontana riquíssima .
Sem comentários:
Enviar um comentário