11 de novembro de 2011

Lisieux


Após sairmos das praias do desembarque do dia D continuamos na Normandia e visitamos a cidade de Lisieux. Esta é uma pequena cidade situada na Baixa-Normandia. Nela morou e morreu Santa Teresinha.

Nesta cidade cruzamo-nos com monumentos históricos muito bem conservados como a Catedral de São Paulo (séc. XII) e o château de Saint Germain de Livet (que se encontrava fechado na semana que o tentamos visitar).

A fama da cidadã é devida à Santa Teresinha, que viveu a sua infância e glorificação em Lisieux, frequentando as igrejas de São Tiago e São Pedro, existentes até hoje. Um milhão de peregrinos ou visitantes dirigem-se a Lisieux anualmente, este é o segundo maior local de peregrinação em França, o primeiro é Lourdes.

Santa Teresinha é conhecida no mundo inteiro, mais de 1700 igrejas e capelas foram dedicadas a ela.

O nosso objetivo da visita a Lisieux foi apreciar a basílica de Santa Teresinha, reconheço que o motivo não foi só a fé, mas principalmente a arquitetura da basílica. Esta foi erguida em 1937, de estilo romano-bizantino e foi inspirada na Basílica do Sacré- Coeur, em Paris. 





O seu interior é deslumbrante e é repleto de mosaicos. 







A torre sineira é separada do edifício principal e foi construída na década de 1960. No exterior, por trás da Igreja existe uma Via Sacra onde constam os túmulos dos pais de Santa Teresa.

Esta basílica é um monumento repleto de fé, harmonia e beleza.

Sem comentários:

Enviar um comentário