1 de julho de 2011

Helsínquia


A "Cidade Branca do Norte" e "filha do Báltico" são os dois nomes por que é conhecida a cidade de Helsinki (Helsingfors), a capital da Finlândia, localizada na península no Golfo da Finlândia, cercada por ilhas.

Helsinki é o centro nacional de política, economia, cultura e ciência.

Há pessoas que a vêem como uma cidade russa e comparam-na a São Petersburgo. A verdade é que compartilha com São Petersburgo, a criação mítica de Pedro, o Grande, a arquitectura monumental do Império estilo da época dos czares e as "noites brancas" tão fascinantes como a cidade Russa.

É uma cidade moderna, com algumas realizações de vanguarda arquitectónica, apesar do grande número de indústrias e do tráfego pesado do porto, é hoje uma cidade bonita, talvez contribuído da cor branca dos edifícios de granito, e da extensão das suas áreas verdes (florestas e parques ocupam 30% da área urbana), avenidas principais e a luz do céu Nórdicos.

É uma cidade tranquila e ao mesmo tempo cosmopolita, porque, apesar de séculos tem sido obrigada a fazer uma ponte entre o Oriente e o Ocidente.

A cidade é relativamente pequena e calma é um lugar ideal para ser percorrido a pé, pois as suas principais atracções estão na região central.

Começamos a nossa visita a Helsínquia pela Praça do Senado, um dos pontos marcantes da cidade. Esta praça é dominada pela catedral Luterana, construída em 1852. No centro da praça, encontramos um monumento que homenageia o Tzar Russo Alexandre II. Cercando a praça estão outros prédios importantes, como o Conselho de Estado (construção de 1822), a Universidade (1832) e Biblioteca central. Todo o conjunto é extremamente harmónico arquitecturalmente, e costuma estar sempre repleto de turistas.




A menos de um quilómetro da praça do Senado situa-se a Catedral Uspenski, erguida no topo de uma colina, em frente ao porto. Construída com tijolos vermelhos, este templo ortodoxo foi projectado por Aleksei Gornostayev, russo de São Petersburgo, e concluída em fins do século XIX. O seu exterior é de estilo bizantino e destaca-se da arquitectura dos prédios à sua volta. Contudo, seu interior é ainda mais opulento, graças às paredes cobertas por ícones ortodoxos. Como já tinha visitado a Rússia, apercebi-me da semelhança de estilo entre as catedrais ortodoxas de São Petersburgo e esta, o que é compreensível, considerando que até 1919 a Finlândia pertenceu à Rússia.





A principal via comercial da cidade é a Aleksanterinkatu, onde o movimento dos modernos e silenciosos autocarros é constante. O sistema de transporte público de Helsínquia é considerado um dos mais eficientes da Europa. A integração de comboios, autocarros, metros e ferries permite aos moradores e turistas ir de um lado para outro com apenas um bilhete, o qual pode ser comprado em máquinas automáticas espalhadas pela cidade.

Uma das atracções da cidade é a Igreja Temppeliaukio, o seu nome significa Igreja na Rocha. Este templo foi construído dentro de uma sólida rocha de granito, em 1969. Temppeliaukio é utilizada também como local de apresentações musicais diversas.

Visitei Helsínquia no final da Primavera, quase a entrar no Verão, durante o verão os dias são longos e o sol quase não desaparece no horizonte, dando origem ao conhecido fenómeno do Sol da Meia Noite. Por outro lado, durante o pique do Inverno, as horas de luz são poucas, criando o fenómeno oposto, que baptizamos de Lua do Meio Dia, em que a cidade se encontra quase sempre escura.

Um dos prazeres que tive nesta cidade foi o passeio que realizei junto ao porto, estava um dia com um sol brilhante a este reflectia no mar.




Em frente ao porto situa-se a Praça do Mercado, um lugar que vale a pena visitar. É entre as dezenas de bancas armadas todas as manhãs que pode-se encontrar de tudo um pouco - frutas, peixes, sanduíches, temperos, pratos típicos, casacos de lã, roupas, curiosidades, lembranças, souvenirs etc. Adoro os movimentos dos mercados e o facto de cruzar-me com pessoas locais.



Do lado oposto ao cais, por trás das barraquinhas, alinham-se prédios de arquitectura imponente, como a Câmara e o Palácio Presidencial. Também é desta praça que partem excursões marítimas pelas redondezas, bem como os ferries e cruzeiros para outras capitais europeias, como Estocolmo, Talin e São Petersburgo.



Principalmente na época de Natal, é grande o número de turistas que visitam a Finlândia, uma vez que neste país se encontra a Lapónia, conhecida como a Terra do Pai Natal.

Fora da cidade visitei o local onde os Finlandeses fazem praia nos dias quentes de Verão e percorrei vários espaços verdes.



Entre os espaços verdes visitamos o parque Sibeliusparken, onde se encontra o monumento a Sibelius, uma das principais atracções da cidade.
O monumento foi inaugurado em 1967, em honra do compositor finlandês Jean Sibelius e é composto por mais de 500 tubos de aço que provavelmente simbolizam um órgão.




Helsínquia é uma cidade calma, com pessoas educadas, e com certeza é um lugar para ser incluído em qualquer bom roteiro pelos países nórdicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário