26 de outubro de 2011

Valladolid

Valladolid é uma cidade espanhola situada a noroeste da Península Ibérica.

Através dos edifícios e monumentos desta cidade fizemos uma autêntica viagem através do tempo: Palácio de Santa Cruz, Universidade, Catedral, Plaza de San Pablo, Museu Nacional Colegio de San Gregorio, Palácio Real, Palácio de Pimentel, de Villena, Igreja de São Paulo, Casa-Museu Zorrilla, entre outros.

Iniciamos o percurso no Palácio de Santa Cruz, edifício do séc. XV fundado pelo Cardeal Mendoza. A sua construção iniciou-se no estilo gótico, dando posteriormente uma mudança radical para o estilo renascentista.

Em seguida dirigimo-nos para a Plaza de la Universidad onde se encontra presidida pela estátua de bronze de Miguel de Cervantes (1877). A Universidade data do séc. XVIII e a sua fachada principal é o conjunto civil mais importante do barroco de Valladolid.

A Catedral da cidade é o séc. XVII, foi construída por Diego de Praves, destaca-se o Retábulo-Mor de Juan de Juni (1562).



A Igreja da Antiga, originalmente capela do Palácio do Conde Ansúrez, conserva restos românicos como a torre e o portal norte (s. XIII), sendo que o corpo do templo foi substituído por uma construção gótica no séc. XIV.



Na Plaza de San Pablo, destaca-se a Igreja de São Paulo, construída no séc. XV, a sua fachada responde parcialmente ao estilo hispano-flamengo.




No Palácio Real fixou a sua residência Felipe III entre 1601 e 1606, período no qual Valladolid foi capital de Espanha. Ali nasceu, em 1605, quem viria a ser Felipe IV. No interior destaca- se o pátio principal, renascentista, e a escada imperial do séc. XVIII.

O Palácio de Pimentel, antigo Palácio dos Condes de Rivadavia, viu nascer Felipe II a 21 de Maio de 1527. Destaca-se na fachada uma magnífica janela angular plateresca e no interior o pátio.

A fachada do Colégio de S. Gregório foi o que a nível arquitectónico mais me impressionou na cidade, actualmente o Colégio é um Museu que abriga obra de arte. 




A Plaza Mayor como conjunto urbanístico procede do séc. XVI é considerada como a primeira Praça Maior regular de Espanha. 



Após visitarmos o centro da cidade percorremos alguns dos castelo que fazem parte da província de Valladolid.

A província de Valladolid tem o privilégio de sediar o maior número de castelos de todas as províncias espanholas: desde as fortalezas romanas que os castelos armazenam arquivos valiosos e documentos durante séculos, como por exemplo o castelo de Simancas.
O castelo de Simancas foi mandado construir em 1465, foi edificado sobre uma fortaleza preexistente, a esta se deve a parte principal do castelo e as torres. 




Visitamos também a Vila de Urueña rodeada pela sua grande Muralha, gótico-renascentista, sendo esta a protagonista da vila, pertencendo ao séc. XII e XIII, esta tem duas portas: a porta principal e o Arco de la Villa. São as muralhas melhores preservadas da província de Valladolid e oferecem uma vista espectacular da cidade.





Destaca-se em Urueña o seu Castelo (século XI), em que viveram personalidades importantes na história da Espanha e a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação (século XI), que está fora das muralhas. 




Neste castelo residiram personagens importantes como D. Urraca, amante de Pedro I; também serviu de prisão a Pedro Vélez ou à infanta Beatriz de Portugal.

Em seguida dirigimo-nos para o Castelo de la Mota que surgiu a partir do repovoamento, no local da antiga cidade de "La Mota". 




Continuando o nosso percurso pelos castelos visitamos também o castelo de Fuensaldana. Este começa a sua edificação no séc. XIII, contudo é no séc. XV que adquire o aspecto actual, como residência senhorial de los Vivero. 



Continuamos o percurso até chegarmos ao castelo de Portillo. Este foi construído sobre uma fortaleza existente provavelmente construída pelo príncipe Tello, no século XIV: a esta primeira etapa corresponde a planta do recinto interior com arcos pontiagudos e uma torre gótica em forma de D.




Por fim, visitamos o castelo de Peñafiel. Segundo reza a história Sancho IV de Castela entregou esta vila ao Infante Don Juan Manuel e os recursos necessários para construir um castelo sobre a fortaleza erguida em 1013 pelo Conde de Castela. As muralhas do castelo foram mandadas construir em 1307. 






Em suma, ao percorrermos a província de Valladolid encontramos marcas da história gravadas nos monumentos.

1 comentário:

  1. excelente fonte de estudo.
    valeu.

    gostaria de saber se voc~e tem imagens do inerior desses edifícios da época de d. filipe ii de portugal

    ResponderEliminar