8 de julho de 2011

Conques

Após percorrermos os encantos da vila de Salles Source, continuamos o percurso até a aldeia de Conques.

A aldeia medieval de Conques, em Marcillac, é uma povoação construída ao redor da abadia de Saint Foy, é considerada uma das aldeias mais belas de França.

Esta vila remonta à Idade Média e foi fundada por Saint Amadour, tendo a sua origem numa ermida.






No planalto ondulante composto por xisto, os afluentes dos rios abriam vales sinuosos e profundos, onde se enquadra esta encantadora aldeia.

As encostas íngremes, os afloramentos rochosos, as cores das casas castanhas espelham uma paisagem digna de ser admirada. 





As palavras não são suficientes para descrever o que senti quando avistei a aldeia ao longe. Comecei a percorrer as suas ruas e o entusiasmo crescia de uma forma fulminante – estava perante uma vila miraculosamente preservada, considera a mais bela de França.






Passamos pelo Posto de Turismo, instalado numa casa senhorial, muito bem preservada, como todas as envolventes e recolhemos um mapa da vila.

Usando passo a passo o mapa da vila, descobrimos a história de Conques, passeamos pelas ruas estreitas descobrindo um património excepcional de arquitectura herdada da Idade Média e fizemos uma viagem no tempo, até ao ano 1000, desvendando locais naturais deslumbrantes.  





Subimos as suas ruas que conservam a calçada da época medieval e encontramos a Chapelle Saint-Roch, cuja construção actual data do séc. XV. Continuámos a subida e atravessámos a Porte du Barry. Um pouco mais acima desembocámos na Place de l'Église, onde se localiza a Abadia Sainte-Foy de arquitectura romana, que surpreende pela sua elevada altura interior. Esta é uma das mais velhas igrejas romanas de peregrinação do Caminho de Santiago.



Esta abadia acolhe um tesouro incomparável de esculturas romanas, e um relicário coberto com ouro e prata, esmaltes e pedras preciosas.

A abadia foi classificada pela UNESCO como Património Mundial, em 1998, como parte do Património Mundial das Rotas de Santiago de Compostela, na França. 




Esta foi fundada em 819 d.c, quando a área de floresta era desabitada e tornou-se um local de oração e meditação. O local foi escolhido por um eremita chamado Dadon, que mais tarde fundou uma comunidade de monges beneditinos.

O interior da igreja da abadia de Conques é um conjunto de contemplação, simplicidade e emblemas da fé. Esculturas modernas foram colocadas nas capelas menores, bem como as mais tradicionais nos altares. 



 Os claustros perderam muito do seu esplendor original, mas a sua natureza manteve-se. Pelo meio dos claustros visitamos o Tresor - um tesouro de ouro e pedras preciosas, artisticamente esculpidas e decoradas em artefactos religiosos, incluindo as relíquias de Sainte Foy, crucifixos e altares.

Poucos lugares na França, ou mesmo na Europa pode orgulhar-se de tal acumulação de riqueza - a abadia românica e o seu tímpano famoso do Juízo Final, os restos do claustro com o candelabro, o tesouro das jóias, o museu, e finalmente a vila mantida intacta através dos séculos.

Em Conques, há uma série de mirantes naturais onde podemos observar a aldeia a ser abraçada pelos montes verdejantes:
 - no sul, podemos mirar a aldeia através de Bancarel, avistando casa por casa,
- no norte, encontramos uma série de pontos altos, por exemplo das vinhas, observamos a igreja e os telhados da aldeia de xisto de prata.           



Considero que a aldeia de Conques foi a descoberta que mais me encantou no itinerário pelo sul de França, a viagem no tempo que realizei naquele espaço deslumbrante fomentou vivencias memoráveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário