18 de janeiro de 2011

Monte Tecla

Em Galego o castro é chamado de Santa Tegra e em Português de Santa Tecla.

No monte Santa Tecla, encontramos testemunhos do paleolítico e neolítico, especialmente no povoado celta, onde nos deparamos com as suas cabanas circulares e todo um conjunto de muralhas de protecção. No cume visitei a eremita de Santa Tecla.
Esta povoação foi construída na idade do ferro e ocupa uma grande extensão de território, em diferentes locais do monte.           




Este local fascina não só pelo testemunho do povoado, mas também pela vista abrangente que o cume do monte proporciona, ente elas: o rio Minho, a foz do rio e o mar atlântico, Vila Nova de Cerveira, Caminha, bem como, Las Rosas, A Guarda e outros locais de Espanha e Portugal.






Para chegar a Santa Tecla, ficam aqui duas sugestões:     

A partir de Vila Nova de Cerveira entra na ponte que atravessa o rio Minho e chega até Espanha. Segue a estrada principal até Guarda (uma distância de cerca de 15km) onde encontrará uma tabuleta, à esquerda, a indicar o ponto de interesse. Um pouco mais à frente inicia-se a subida do monte.                      

Ou então, poderá apanhar o ferry boat (que também transporta viaturas) na localidade de Caminha, e junto à outra margem do rio encontra a base do monte de Santa Tecla.
Sempre que viajo para o Norte de Espanha é garantido passar pelo Monte Santa Tecla, subo ao cimo do monte, respiro fundo, sinto o vento na face e aprecio a bela paisagem. Como diria o meu amigo João. É bom viver! 

Sem comentários:

Enviar um comentário