7 de outubro de 2011

Pontevedra


A cidade de Pontevedra fica localizada na Galiza. Pontevedra é a cidade que abre o interior da sua província ao mar. Esta localização deu lugar à sua origem romana, perto de uma ponte (a actual ponte do burgo). A tradição mítica, por outro lado, diz-nos que a cidade foi fundada pelo herói grego teucro, participante na guerra de tróia.

Começamos a visita à cidade percorrendo a zona histórica e embrenhando-nos pelas calçadas arcaicas, passando por várias casas senhoriais e por várias igrejas. 




A igreja que mais me impressionou foi a Basílica de Santa Maria a Maior, com a sua fachada principal plateresca.



Continuamos o nosso caminho até à Praça da Ferrería, organizada em torno a uma bela fonte do séc. XVI, onde encontramos um amplo espaço aberto que inclui a Praça da Estrela e os Jardins de Casto San Pedro. Aqui se situa o coração da cidade, lugar de passagem, de ócio e de variados festejos, onde se destaca a presença do convento de San Francisco e da Igreja da Peregrina.





O antigo convento de San Francisco conserva a sua igreja gótica com mais de cem metros de comprimento, destacando-se nela a sua fachada com uma grande rosácea e numerosos sepulcros e túmulos de pontevedrenses ilustres.



Por outro lado, a Peregrina, situada junto ao Caminho Português de Peregrinação a Compostela, foi edificada com forma de vieira e com uma fachada curva nos finais do século XVIII.



 Prosseguimos o nosso passeio pela atractiva zona antiga da cidade, que se destaca, para além do grande interesse dos seus monumentos, pelo seu harmonioso conjunto em granito, cheio de casas nobres brasonadas, arcadas e praças que mantêm uma forte vitalidade urbana.





Em seguida atravessamos a ponte romana para apreciar a cidade do outro lado do rio e voltamos para trás à parte antiga da cidade para visitar as ruínas góticas de Santo Domingo.

Na continuação da visita pela cidade antiga cruzamo-nos com várias igrejas e monumentos, - Convento de Santa Clara, Igreja de San Bartolomeu, Museu de Pontevedra, Parador, entre outros. 




Em forma de conclusão, gostei bastante de ter percorrido as calçadas históricas da cidade, cruzando-me com um vasto património cultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário