9 de outubro de 2011

Vigo


Vigo é uma cidade galega localizada na província de Pontevedra. Apesar de não ser capital de província, Vigo é a cidade mais povoada da Galiza.

A existência de Vigo como cidade é recente, pois mesmo no século XIX era apenas um dos muitos portos de mar que existiam nas rias, mas as suas origens datam de tempos remotos.

O Centro Histórico de Vigo destaca-se pela predominância de pedras tanto nas construções quanto nas ruas, característica encontrada em praticamente toda a Galiza.

Percorremos as ruas históricas da cidade onde encontramos a Concatedral de Santa Maria, que foi construída no início do século XIX e é o templo neoclássico mais importante da cidade, abrigando em seu interior o Cristo de la Victoria.




Outro ponto de interesse no Centro Histórico é a Plaza de la Constitución. Essa praça tem uma grande importância na história da cidade pois foi palco de todos os acontecimentos relevantes do passado de Vigo. Actualmente é considerada a Praza Maior da cidade, rodeada de diversos pórticos e contando com a presença de vários bares e restaurantes.



Próximo da Plaza de la Constitución encontra-se um marco da cidade: El Sireno. Esse monumento está situado na Puerta del Sol e é uma representação de um ser metade homem metade peixe.

Em seguida dirigimo-nos ao Berbés, antigo bairro de pescadores que conserva ainda algumas das suas construções típicas, com as suas arcadas e colunas.

Outra das atracções de Vigo é o passeio marítimo, o passeio possui um amplo espaço para que as pessoas que transitem no local possam admirar a beleza da baía de Vigo com tranquilidade e segurança.

Após percorrermos o passeio marítimo e visitarmos a marina, rumamos para o Monte do Castro, onde conhecemos as raízes de Vigo, visitando os vestígios e as homenagens a pessoas importantes ou acontecimentos que explicam a alma viguesa. Neste ponto da cidade podemos contemplar os restos de uma povoação castreja (séc. III a. C. – II d. C.), e o que resta das fortificações ou os monumentos ao apreciado trovador medieval Martín Códax e às âncoras, que comemora a Batalha de Rande. Percorremos a Fortaleza de San Sebastián, esta fortaleza é datada do século XVII e, junto com o Castelo do Castro e as muralhas que cercavam a cidade antiga, formavam um grande complexo que tinha como objectivo proteger a cidade de invasores.



Na minha opinião o ex-libris deste monte é contemplar o belo jardim que se encontra no topo do Monte. Esse jardim é rodeado pelos restos das muralhas do Castro e possui no seu centro um lago artificial contendo uma escultura conhecida como Monumento a Vigo. Este monumento mostra um barco que avança com 3 atletas segurando ao alto o escudo da cidade, representando o progresso que virá com a união do povo de Vigo.




Esta colina é um fantástico miradouro sobre a cidade, a ria e as ilhas Cíes, onde pudemos apreciar o pôr-do-sol.


 
Outra atracção da cidade é o Santuário do Monte da Guía, parque com um surpreendente miradouro sobre a cidade e a ria. O monte é coroado por uma ermida em honra de Santa María das Neves.



Considero Vigo uma cidade cosmopolita, com várias atracções culturais.

Sem comentários:

Enviar um comentário