15 de julho de 2011

Peyrepertuse


Após a visita à cidade Lagrasse decidimos testemunhar um pouco da história do Sul de França, e fomos a caminho dos castelos situados nos altos Pirenéus, que serviram de refúgio para os Cátaros.

Subimos até o cimo da falésia e apreciamos as ruínas de um dos castelos chamados "castelos cátaros", que atraí cerca de cem mil visitantes por ano.

Todo o castelo encontra-se envolvido por muralhas cuidadosamente firmadas nas escarpas.



Este é rodeado por vegetação arbustiva, e situa-se sobre a pequena aldeia de Duilhac.



O castelo de Peyrepertuse (ou Pierre Pertuse) é uma fortaleza em ruínas, que se situa a 800 metros de altura, e é um dos castelos dos Cátaros, localizado no alto dos Pirenéus franceses, no município de Duilhac-sous-Peyrepertuse, no departamento de Aude.



De foma a protegerem a fronteira entre França e Espanha, construíram 5 castelos, em pontos distintos, que comunicavam entre si, de modo a vigiarem a fronteira, estes eram conhecido como os "cinco filhos de Carcassonne".

Em posição dominante no alto de uma crista calcária que separa Duilhac da vila de Rouffiac-des-Corbières, a função do castelo em Peyrepertuse era a de vigiar os vales circundantes, controlar os desfiladeiros na montanha e comunicar-se por sinais com o Castelo de Quéribus, um pouco mais ao Sul.



O castelo foi construído numa localização estratégica ao longo da fronteira francesa / espanhola pelos reis de Aragão no século XII e mais tarde por Luís IX. Os dois castelos estão ligados entre si por uma escadaria enorme. No entanto, o castelo perdeu importância como um castelo estratégico, quando a fronteira dos dois países foi transferida para o sul em 1659, fazendo com que o castelo fosse abandonado.



Durante a Cruzada Albigense serviu como um refúgio aos cátaros, mas foi entregue a forças francesas em 1240.

O conjunto de castelos encontra-se relacionado como monumento histórico pelo Ministério francês de Cultura, desde 1908.

O que mais me fascinou nesta visita foram as vistas que podíamos alcançar do castelo – montes verdejantes a abraçarem pequenas aldeias, com casas em pedra.




Em suma, considero que esta descoberta foi pertinente, na medida que, visitamos um dos castelos simbólicos na história do sul de França.

Sem comentários:

Enviar um comentário