31 de outubro de 2011

Bordeaux


Este ano decidimos realizar uma grande caminhada pela França até atingirmos um dos nossos sonhos, contemplar a beleza do Mont Saint Michel, comemorando mais um ano de partilha e união.

A nossa primeira paragem foi na cidade de Bordeaux.  

Bordeaux é a capital e a maior cidade do departamento da Gironda, no sudoeste de França e é atravessada pelo rio Garonne.

A cidade é famosa em todo o mundo pelas vinhas, sobretudo desde o século XVIII, que lhe proporcionaram uma verdadeira idade de ouro.

Esta cidade foi classificada em 2007 como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO que reconheceu o excepcional conjunto urbano que representa.

Bordeaux apresenta as suas magníficas fachadas do século XVII ao longo do rio e conta com um fabuloso centro histórico.

A cidade conta com 3 igrejas (Saint-André, Saint-Michel, Saint-Seurin) classificadas como Património Mundial no cenário dos caminhos de Saint-Jacques de Compostela.

Começamos a nossa visita a esta bela cidade pela grande área verde que ostenta o Mémoire des Girondines, datado do século XIX, este monumento que lembra os Girondinos, grupo político de origem burguesa cujos integrantes perderam as suas cabeças durante a Revolução Francesa.




Em seguida dirigimo-nos ao Grand Théâtre, na Place de la Comédie. Foi construído no final do século XVIII, em estilo Neoclássico.

Seguindo em direcção ao rio, encontramos a charmosa praça Place de la Bourse, construída também no século VIII, com os seus dois belos prédios, o Palais de la Bourse e o Hôtel des Douanes.



Neste ponto avistamos a Pont de Pierre. Uma ponte de pedra de quase 500 m de comprimento que cruza o Rio La Garonne. Esta ponte foi construída a pedido de Napolão Bonaparte em 1822.

Embrenhamo-nos pelas ruas do centro histórico e passamos pela Place Gambeta, uma praça com jardins muito bonitos e um movimento intenso. É um dos pontos de referência da cidade. No passado, foi palco de muitas execuções com guilhotina. Nela está a Porte Dijeaux, um dos poucos portões do séc. XVIII que ainda restam na cidade.



Não poderia faltar a visita à imponente Cathédrale Saint-André, considerada a maior igreja da cidade, e à torre Peyberland. A catedral é de estilo gótico, do século XI. O seu interior é sublime, o que mais me encantou foram os seus vitrais.







Ao lado da catedral encontramos a torre Pey berland que desponta no horizonte.



Segundo reza a história a torre e a igreja foram construídas separadas para que as batidas do sino da torre não abalassem a estrutura da Igreja. Mas curiosamente a torre que teve sua construção iniciada em 1440 ficou sem sino até o ano 1853.

Outra das igrejas que me impressionou foi a basílica de São Michel construída no século XV. A basílica de São Michel é um dos três monumentos de Bordeaux listados na parte francesa da peregrinação de Santiago de Compostela, ou seja, um local de grande importância para os católicos. A sua torre é considerada a segunda mais alta de França, tem 114 metros de altura. 




Ao percorrermos o centro histórico deparamo-nos com a elegante Grosse Cloche, uma enorme torre datada do século VX com 40 metros de altura. Adoro a arquitectura desta torre, no meu entender reflete romantismo.




Outro dos monumentos que me deslumbrou foi a Porte Cailhau, elevada em 1495, em glória de Charles VIII, pela sua conquista du Royaume de Naples.



Em suma, os museus, gastronomia, galerias de arte e estilos arquitectónicos desta cidade espelham características multiculturais.


1 comentário: