5 de janeiro de 2011

Madrid



Madrid é uma cidade dinâmica e moderna, que ao mesmo tempo preserva a sua rica herança histórica e suas belas tradições. É uma cidade que merece uma visita alongada, para que se desfrute uma boa parte de tudo que ela tem para mostrar.

Devido à abundância de ursos nos montes madrilenos, o urso é o símbolo da cidade desde a época medieval.

Madrid foi em 2006 a quarta cidade europeia mais visitada, e a primeira em Espanha.

Esta cidade tem diversas grandes avenidas, mas uma delas é considerada o coração da cidade, e justamente por isso leva o nome de grande avenida, ou Gran Via. Também temos a Plaza de España, que é ladeada pelos prédios Edifico de España e Torre de Madrid e tem no centro um monumento dedicado à Cervantes, com destaque para as estátuas de Dom Quixote e Sancho Pança. No caminho, entre Plaza de España e Calle de Alcalá não deixei de elevar os olhos e apreciar a bela arquitectura dos seus prédios.




No final da Calle de Alcalá contemplamos a imponente Porta de Alcalá, um dos monumentos mais famosos de Madrid.


Também visitamos a Catedral Almudena, cuja construção levou mais de cem anos. Sua origem vem desde 1561, época em que o rei Felipe II transformou Madrid na capital da Espanha. O nome da catedral homenageia Nossa Senhora de Almudena, santa protectora do país. Gostei mais do interior da Catedral, que propriamente do seu exterior.








Em frente à Catedral encontramos o Palácio Real, também denominado palácio do Oriente, uma versão Espanhola do Palácio de Versalhes. Continua a ser oficialmente a residência do Rei de Espanha. O seu interior é riquíssimo e surpreendeu-me pela pormenorização dos tectos e de algumas paredes, saliento a Sala do trono, a sala de refeições e a sala de porcelana. No seu interior podemos observar uma exposição de armas antigas, onde consta a armadura do Rei Carlos V. Em frente ao palácio percorremos a Plaza Oriente, apreciamos os jardins ornados com estátuas de diversos monarcas espanhóis e também visitamos o Campo del Moro, o parque situado na lateral do palácio.






Posteriormente visitamos o Museu Nacional Reina Sofia, que abriga a melhor colecção de arte contemporânea do país, com obras de Miró, Salvador Dali e Picasso. Originalmente o prédio abrigava um hospital, sendo que em 1980 sofreu uma grande reforma para abrigar o museu.




Também visitamos o Museu do Prado, considerado o museu mais importante de Espanha.




Ao passearmos por Madrid podemos sentir o seu clima histórico, através dos seus bairros antigos, onde restaurante, tabernas, balcões de ferro e lampiões parecem conduzir-nos de volta no tempo. A área próxima à Plaza Mayor e Cuchilleros reúne um pouco desta cidade. Como adoro mercados, não deixei de visitar o mercado San Miguel e saborear umas magnificas tapas. Lá encontram-se frutas, condimentos, carnes, queijos e outras delícias locais.



Perto do Mercado encontramos a Plaza Mayor, que conta sempre com um aglomerar de pessoas. Se um lugar fosse escolhido para representar a cidade, provavelmente esta praça seria uma unanimidade. Esta grande área rectangular, cercada por prédios com arcadas, tem origem no ano 1560, quando o rei Felipe II decidiu construir uma área destinada a funcionar como mercado aberto. Com o tempo ela passou a desempenhar diversas actividades, recebendo touradas, coroações, festivais, execuções, fogueiras da inquisição e qualquer outro grande evento de massas, já que era capaz de receber cerca de 50 mil pessoas. Actualmente as arcadas da Plaza Mayor são ocupadas principalmente por pequenas lojas, diversos restaurantes e muitos turistas, enquanto o centro da praça abriga mesinhas dos restaurantes e, em épocas especiais, grandes eventos.








Madrid é uma cidade com generosas áreas verdes. O principal parque da cidade é o Parque del Retiro, bem no centro, formado por 120 hectares de belos jardins, gramados, árvores centenárias, barquinhos para alugar e, durante o verão, shows de marionetes e apresentações teatrais e de música. Merecem ainda destaque no parque o mausoléu de Alfonso XII , o Jardim de Rosas, Palacio de Cristal, Palacio de Velasquez e Casa de Vacas.




Visitamos a cidade de  Madrid no final do ano de 2009 e passei a noite de final de ano na Puerta del Sol que é considerada o centro histórico de Madrid. O nome tem origem no antigo portão leste, quando no século XV, ainda existiam muralhas na cidade. Aqui estão diversas tabernas e restaurantes e o marco inicial das rodovias espanholas, demarcado no chão com um placa onde está escrito “kilometro zero”. Também na Puerta del Sol encontramos o símbolo da cidade de Madrid, uma estátua de vinte toneladas representando um urso comendo uma fruta de uma árvore. Seu nome oficial é "El Oso y el Madroño" significando O urso e o madroño (árvore frutífera da família da cerejeira).





Também visitamos a Plaza de la Villa que é uma praça rodeada por prédios históricos. O maior prédio do conjunto é a Casa de la Villa, a Câmara Municipal. Um arco liga a Casa de la Villa à Casa de Cisneros, castelo de 1537 em estilo renascentista.

Um dos pontos mais bonitos da cidade é a Plaza de Cibeles. Situa-se na junção da Gran Via com Via de Alcalá, área de trânsito intenso e cercada por prédios belíssimos, como o Palacio de Comunicaciones, no estilo de uma catedral, Banco de España, construção de 1882 que guarda as reservas de ouro do país e Palacio de Linares, construção de 1873 que abriga um centro cultural e galeria de arte. No centro da Plaza de Cibeles uma fonte - Fuente de Cibeles - que ganhou este nome em homenagem à deusa romana da natureza, representa a figura mitológica em uma carruagem conduzida por dois leões.


Ao longo da caminhada pela cidade também visitamos algumas igrejas e mosteiros entre eles: o Mosteiro das Descalças Reais e a Igreja de San Jerónimo Real.

Um pouco afastado do centro da cidade visitamos o Templo Debot, que foi uma doação do Egipto a Espanha pela sua colaboração na salvação da cidade de Abu Simbel das águas do Nilo. Foi erigido em Madrid no ano de 1950, mas a estrutura original foi construída no século IV A.C, perto da Ilha de Philae.



Não podia deixar de visitar a Estação de La Atocha, que foi inaugurada em 1851, onde consta no seu interior um Jardim impressionante. Ao lado da estação encontra-se o monumento de homenagem às Vítimas de 11 de Março de 2004.



Por fim, visitei o famoso Bairro da Chueca considerado o bairro gay de Madrid.

Madrid é uma cidade plena de vida e energia, onde a diversão, na minha opinião é o seu ponto forte.

1 comentário:

  1. Madrid,mas que cidade ? Passei, visitei, e pensei uma cidade pode ter história,pode ser moderna e saudavél ,sim porque vegetação não lhe falta
    .Madrid cidade supreendente...

    ResponderEliminar