10 de julho de 2011

Nîmes


Após a grande caminhada por Montpellier, seguimos para Nîmes.

Nîmes é uma cidade do sul da França, cuja capital é o departamento de Gard. A origem de Nîmes remonta ao século VI a.C., contudo a romanização da cidade começa no século I a.C. e esta teve grande influência do imperador Augusto.

No terceiro século, foi vítima de sucessivas invasões e a chegada e instalação dos visigodos colocou em risco a prosperidade da cidade antiga.

No século VIII, a cidade romana foi reduzida e a insegurança do povo cresceu forçando-os a refugiarem-se no teatro e a transformá-lo numa fortaleza, protegendo-os do perigo.

Nîmes tem dois milénios de história e de paixão. Nesta cidade constam obras de arte romanas, arquitectura contemporânea e jardins situados em santuário romanos antigos.

A cidade é coberta por monumentos sumptuosos. Começando pelo Coliseu romano, chamado de anfiteatro de Nîmes, que é considerado o mais bem preservado do mundo romano. Até o final do primeiro século d. C. foi palco de caça de animais selvagens e de combates de gladiadores.




O anfiteatro tem 133 m de comprimento, 101 m de largura, 21 m de altura e é composto por dois níveis de arcadas, o seu exterior é dividido em 60 baías. 




 Na Idade Média, o edifício foi transformado numa fortaleza para refúgio à população em caso de perigo. Mais tarde, o interior foi ocupado por casas particulares até ao século XIX. Em 1809, as casas, capelas e o castelo da Viscondes de Nîmes foram demolidos, de forma a restaurar a aparência original do monumento.

Hoje, o anfiteatro oferece um cenário de prestígio para muitos eventos. Abriga touradas, conferências, concertos e eventos desportivos.

Outra atracção romana é a Maison Carré, dedicada ao Imperador Augusto, este templo romano remonta ao século IV ou V a.C e é um dos mais bem preservados em qualquer lugar do mundo romano. Utilizado ao longo dos séculos como cavalariças, como câmara de reunião e de arquivo, hoje abriga um pequeno museu e livraria. 



Contudo os monumentos romanos não se ficam por aqui, dirigimo-nos aos Jardins de la Fontaine e neste encontramos outros vestígios romanos. Estes foram criados no séc. XVIII e nestes consta a Tour Magne e o Templo de Diana. Decorado com flores e estátuas, os Jardins de la Fontaine são considerados os primeiros jardins públicos na Europa.





 A "Tour Magne", também conhecido como o "Grande Tour", é a única torre da cidade original, construída por Augusto ainda se encontra de pé. Esta tem vista para toda a planície e é um ponto focal para todos os meios de comunicação.

O Temple de Diana é o monumento mais enigmático de Nîmes, certamente associado ao santuário imperial.



Para além dos monumentos romanos também visitamos o património religioso de Nîmes, como a sua Catedral de Saint Castor, a igreja de Saint Paul, La Chapelle des Jésuites e L'Eglise Saint Dominique

A Catedral de Saint Castor foi construída em 1096 e o seu friso superior é considerado uma grande obra de escultura românica no sul da França.

 A igreja de Saint Paul é de estilo Romano-Bizantino e foi construída no século XI.



Nîmes é ao mesmo tempo romana, clássica e contemporânea. Cidade de arte e de história, dinâmica e consciente dos seus tesouros, conservou os numerosos testemunhos do seu rico passado e volta-se hoje para a arte contemporânea para aperfeiçoar sua beleza.

Sem comentários:

Enviar um comentário