23 de fevereiro de 2011

Ponferrada


Após a visita a Astorga dirigimo-nos a Ponferrada, optamos por seguir os caminhos montanhosos, em vez de seguir por auto-estradas. Considero que tenha sido a melhor decisão, uma vez que passamos por caminhos magníficos e paisagens esplendidas, que são impossíveis de descrever numa folha de papel.
As ruas estreitas envolvidas pelas montanhas, com os cumes repletos de neve, retratam uma imagem digna de postal. Fizemos questão de parar nas bermas da estrada para apreciarmos com tranquilidade a paisagem de “cortar a respiração”. Senti o vento na face, ouvi o som das águas no fundo das montanhas e penetrei na paisagem, tocando com as mãos nas montanhas voluptuosas e nos seus cumes de neve branca e gélida.





Alternando com paisagens naturais íamos cruzando-nos com aldeias rústicas e de aparência medieval. Percorremos inúmeras aldeias, com os seus balcões de madeira característicos e os seus telhados de lousa.






Parámos na aldeia de Compludo, e apreciamos o impressionante mosteiro construído por São Frutuoso, no século XVII e visitamos também a Ferraria que foi construída na Idade Média e ainda hoje exerce funções. Ao longo do passeio pela aldeia fui encontrando placas alusivas aos Templários.



Continuamos a nossa viagem a caminho do centro do Ponferrada, mas antes decidimos visitar a aldeia de Peñalba de Santiago. O trajecto até à aldeia foi realizado mais uma vez pelo meio da montanha e por caminhos muito estreitos, os montes com cumes de neve cada vez ficavam mais próximos e o entusiasmo crescia. Quando chegamos à aldeia deparamos com um cenário deslumbrante – a aldeia estava situada no meio das montanhas e os cumes com neve branca faziam parte do enquadramento da aldeia. Começamos a visita ainda de dia, com céu azul e terminamos quase a anoitecer. A tranquilidade da aldeia, o cheiro de lareira e a textura das casas fazia com que aprimorássemos os sentidos. Fiquei maravilhada com tal encanto e deslumbre.







Chegamos à zona histórica de Ponferrada já de noite, ficamos alojados no Hotel Aroi Bierzo Plaza, mesmo no centro do Calle histórico, em frente ao Ayuntamineto, o que permitiu que visitássemos as ruelas e os monumentos da cidade à noite.

Ponferrada é uma cidade, município e capital da comarca de El Bierzo situada na província de León e por sua vez esta na comunidade autónoma de Castilla y León.

Ainda que existam indícios de povoamentos tanto no Neolítico, nas margens do Sil, como na Idade do Ferro e na época romana, é apenas desde o século XI que a povoação se encontra documentada. No final desse século, o Bispo Osmundo ordena a construção de uma ponte, no ano 1082, para os peregrinos do Caminho de Santiago, devido à difícil travessia do Rio Sil. Tendo sido reforçada com ferro, daí virá o nome que será dado à povoação que cresce em seu redor, nas margens do rio Sil.

Ponferrada foi  inicialmente dirigida pelos Templários, que se encarregavam da defesa do Caminho de Santiago.

Jantamos no Restaurante La Violeta, uma refeição deliciosa, desde as entradas à sobremesa.

No dia a seguir visitamos a zona histórica de Ponferrada, começando pela praça do Ayuntamiento, de design barroco e pela torre do relógio, uma vez que se situavam a passos do hotel onde estávamos hospedados.

A torre do relógio dá acesso a uma rua com Museus e com casas típicas, caracterizadas pelos seus balcões.



Em seguida visitamos a Basílica de Nuestra Señora de la Encina, uma igreja do século XVI com influências góticas e renascentistas. Perto do Castelo dos Templário também visitamos a igreja San Andrés.

O Castelo dos Templários foi construído originalmente pelos romanos e depois reconstruído pelos Templários. Considero um Castelo muito bobito, mas idealizava a sua localização no cimo de uma colina, isolado da povoação e este está situado mesmo na zona histórica, à face de uma estrada.




Após visitarmos a zona histórica de Ponferrada dirigimo-nos para Las Médulas, que ficam a 24 Km da cidade.

A caminho de Las Médulas fomos parando para apreciarmos as aldeias e paisagens que nos cruzávamos. Ao longo do caminho fomos encontrando árvores esculpidas, formando estátuas de madeira, eram fantásticas e algumas alusivas aos templários.



Alguns quilómetros depois, montanha acima, chega-se finalmente a Las Médulas, mais especificamente ao Miradouro de Orellán.

Las Médulas são os restos de uma exploração mineira de ouro da época romana, nas imediações do povoado de mesmo nome. Os grandes trabalhos de engenharia realizados para a exploração do minério provocaram uma grande destruição do meio ambiente, mas teve como resultado uma paisagem grandiosa e espectacular de rochas avermelhadas, perfeitamente integradas com a vegetação de castanheiros e carvalhos. Foi declarado Património da Humanidade da UNESCO em 1997.

Antes de subirmos ao Miradouro de Orellán fomos visitar a aldeia de Las Médulas e a sua igreja. Esta é uma aldeia muito aconchegante, envolvidas pela paisagem de rochas avermelhadas integradas na vegetação.




Chegados ao Miradouro de Orellán andamos 500 metros a pé e apreciamos a bela vista, não há foto que retrate a beleza da paisagem.


No fim desta viagem à província de León conclui que “É bom viver”, como diria o amigo João. Esta vai ser sem dúvida uma viagem a recordar!

2 comentários:

  1. O sítio é de sonho! Tive de ver onde ficava Ponferrada porque não estava a identificar mentalmente no mapa. Um destino a descobrir!!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que é um sitio muito bonito, fiquei admirada com as paisagens fantásticas que nos cruzamos. Nunca pensei contemplar tanta beleza natural. A provincia de Léon é um destino que aconselho a visita, vais adorar. Bj

    ResponderEliminar