18 de fevereiro de 2011

Terena


Terena é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal. Tem o nome alternativo de São Pedro, sendo por vezes também conhecida como São Pedro de Terena.

Após termos visitado a vila medieval de Monsaraz, dirigimo-nos a Terena. Esta bonita vila alentejana é caracterizada pelas suas ruelas estreitas e pelo seu castelo.

Pensa-se que a fundação de Terena datará de 1262, tendo sido anteriormente ocupada por outros povos, como os Mouros que aqui deixaram a sua marca.

A vila de Terena desempenhou um importante papel de defesa fronteiriça, através do seu castelo, que integrava a linha de defesa do Guadiana. No seu território desenvolveu-se desde tempos remotos o culto à Virgem Maria (possível fruto da cristianização de cultos pagãos).




As calmas ruas de Terena são caracterizadas pela bonita arquitectura Alentejana, de faixas coloridas, e do Património, como é visível no antigo Castelo da vila, no Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, na Igreja Matriz de São Pedro de fundação anterior ao século XIV, na bonita Igreja da Misericórdia (século XVI), na Capela de Santo António (erguida em 1657), nas Ermidas de São Sebastião, de Nossa Senhora da Conceição da Fonte Santa ou mesmo nas ruínas da Ermida de Santa Clara.

                                                                         Santuário Nossa Senhora da Boa Nova


Em Terena, é de destacar igualmente o Pelourinho do século XVI, a Torre do Relógio, as ruínas romanas do povoado fortificado de Endovélico e respectivo santuário, e também as ruínas do Castro de Castelo Velho.

Ao percorrer os caminhos da vila, deparei-me com o facto de a vila ser muito calma e senti que reinava a paz de espírito. 

Sem comentários:

Enviar um comentário