14 de janeiro de 2011

Baiona



Baiona é uma das cidades históricas da província de Pontevedra - Galiza. É uma cidade que tem um grande apelo turístico no Verão devido às suas belas praias, mas ao visitar a cidade logo se percebe que ela não se resume a apenas praias, mas também possui um belo centro histórico, uma fortaleza imponente, um passeio marítimo belíssimo, miradouros incríveis, entre outras atracções.

Já visitei Baiona várias vezes, e quase todos os anos faço uma visita à costa da Galiza pernoitando nesta bela cidade.

O Centro Histórico de Baiona abarca casas de pedras ou granito, templos e igrejas seculares, cruzeiros e fontes nas praças, ruas estreitas de pedra, e tudo concebe um centro histórico harmonioso.



O ex-líbris de Baiona é a sua fortaleza de Montereal que foi construída devido às desavenças entre os Reis de Portugal e de Espanha e apesar de documentos indicarem que as suas muralhas tenham sido levantadas até 1333, indícios indicam que o castelo já existia desde o século X.








O Passeio Marítimo de Baiona é uma zona pedestre de mais de 3 km que percorre toda a área costeira da cidade. Ao longo do Passeio observa-se belas vistas da área pesqueira, da marina e seus barcos, e das lindas praias de Baiona.



Baiona possui distintas praias. A Praia da Ribeira é a mais bonita pois, além de possuir um mar deslumbrante, é nela que se tem as melhores vistas da Fortaleza, da cidade e da sua Marina.


O Passeio de Monte Boi é o caminho mais apropriado para apreciar e observar os confins marítimos de Baiona. Circunda grande parte da base da Fortaleza, num percurso de quase 2 km que se inicia na Praia da Concheira e termina na Torre do Relógio da Fortaleza.




A Virgen de la Roca é outra atracção de Baiona, um monumento em granito construído pelo arquitecto galego Antonio Palacios. A obra representa a Virgem segurando na sua mão direita um barco que serve como miradouro ao qual é possível chegar por uma escada (paga-se uma pequena quantia para ter acesso a esse miradouro). O rosto e as mãos da Virgem são de mármore branco e a sua coroa é em porcelana.

O monumento fica um pouco mais distante do centro, mas vale a pena chegar até ele, além do monumento ser incrível, as vistas que se têm desde o alto das pedras onde se encontra a Virgen de la Roca são espectaculares, podemos observar a fortaleza Montereal.



Na ida para o Porto aconselho a fazerem o trajecto pela costa da Galiza, a paisagem é belíssima, podem ainda visitar o Mosteiro de Oia, e seguirem o trajecto pela La Guarda, onde se encontra o Monte Santa Tecla. Depois de contemplarem as vistas do Monte de Santa Tecla podem atravessar de Ferri para Caminha. E Voilá chegam ao Nosso Portugal!


Sem comentários:

Enviar um comentário