29 de dezembro de 2010

Veneza

Veneza é a cidade que simboliza o romantismo. Canais cortados por pontes em arco, gôndolas deslizando em silêncio pelas águas, igrejas monumentais e palácio medievais transformam esta cidade num sonho. Considero que todas as pessoas deviam visitar Veneza pelo menos uma vez na vida. Eu já tive este privilégio, na minha lua-de-mel, foi uma sensação indescritível, passear numa cidade em que o seu conceito é completamente diferente do que estamos habitados, esqueçam os carros, pois circula-se de Gôndola ou no tradicional Vaporetto.





                                                                 
                                                   
                                                              
A estadia em Veneza é muito cara, mas como era lua-de-mel, esquecemos as questões materiais e ficamos hospedados num hotel romântico perto do Rialto - hotel “Giulieta e Romeu”.

Ao longo da estadia em Veneza visitamos a ilha toda.




A praça de San Marcos é o coração e alma de Veneza. É uma praça deslumbrante onde podemos contemplar o palácio de Doges, a Basílica de San Marcos, o Campanário, a Torre do Relógio e muitas esplanadas com música clássica ao vivo.





                                          
Passear nesta praça iluminada pela luz da lua e envolvidos pelo som do violino, é um dos momentos que vai ficar gravado para sempre nas minhas recordações. Foi um momento único e memorável para qualquel casal apaixonado.






                                                                
Outra sensação inenarrável foi o prazer que sentimos ao saborearmos um cappucinno acompanhado de um tiramissu, com uma bela vista para o Grande Canal.



A Campanile di San Marco é a construção mais alta de Veneza. A torre foi originalmente construída para servir de orientação às embarcações que se aproximavam da cidade, agora é o melhor ponto de observação de Veneza. Subimos de elevador até à parte mais alta do campanário e apreciamos a  vista esplendida sobre a cidade que é de tirar o fôlego.





Nesta bela praça temos também da Basílica de San Marco. Das quase 100 igrejas existentes na cidade, esta é a principal. Foi construída no ano 830, em estilo oriental, para abrigar os restos mortais de São Marcos, padroeiro de Veneza, visitamos o seu interior e considero-o magnifíco.




                                                                         
Há séculos atrás o seu dirigente máximo tinha o título de Doge, daí em Veneza constar o Palácio dos Doges, situado na Praça de San Marcos. Os seus pontos de destaque são o magnífico Átrio interno, a escadaria onde eram coroados os Doges e Câmara do Conselho, onde eram eleitos os Doges. Anexo ao palácio situa-se a antiga prisão da cidade. Ligando os dois monumentos está a famosa Ponte dos Suspiros. Embora o seu nome tenha uma conotação romântica, a verdade é que o nome surgiu graças aos prisioneiros que eram levados do Palácio para a prisão. Conta-se que ao passar por esta ponte eles olhavam pela janela e observavam a liberdade pela última vez, e suspiravam de tristeza...



                                                           
Percorri Veneza a pé e através do Vaporetto. A cidade é cortada por pequenos canais e ruelas e através destes chega-se a qualquer ponto da cidade. Somente três pontes cruzam o Grande Canal, a ponte Degli Scalzi, a famosa ponte di Rialto, e a ponte de l’Accademia. Na ponte di Rialto está localizado a grande zona comercial de Veneza. No Rialto visitamos o mercado do Rialto, onde podemos encontrar produtos alimentares, como peças de antiquário à venda, é um mercadinho típico e muito interessante.





                                                                    

Nas margens do Grande canal há uma infinidade de palacetes do séc. XVII e XVIII, que contam com detalhes de luxo. Dos vários palácios destaco: Palácio Barbarigo, Palácio Contarini, Palácio Vendramin, Calergi , Palácio Pesaro, e o Ca'D'oro.


 

Veneza é uma cidade riquíssima em património religioso, constam cerca de 100 igrejas na cidade, das várias que visitamos, saliento: Igreja Nossa Senhora da Nazaré, Igreja de S. Marcuola, Igreja San Stae, Igreja Nossa senhora da Saúde, San Giacomo di Rialto, Igreja de San Giacomo dell'Orio, Igreja de S. Roco, Igreja S. Maria Mater Domini, Igreja S. Gregório, Igreja de S.Polo, Igreja San Salvador, Igreja San Moises, Igreja Santa Maria Del Giglio, Igreja Santa Maria Della Visitazione, Igreja do Santissimo Redentore, Igreja do Santissimo Redentore, Basiliaca de San Giorgio Maggiore, Igreja de La Zitelle, Igreja Santa Andrea della Zirada e Igreja Santa Maria Dell Rosário.




 

                                                  
As gôndolas são o transporte mais comum na cidade, os estacionamentos das mesmas estão distribuídos pelos cais do grande canal. O passeio de Gôndola é muito requisitado pelos turistas, mas é importante primeiro negociar o preço com o gondoleiro, caso contrário paga um preço exorbitante por apenas meia hora.

 
Em suma, Veneza é uma cidade inesquecível, os momentos que vivi nesta cidade vão ficar guardados na minha alma de forma a torná-los eternos.

Sem comentários:

Enviar um comentário