29 de dezembro de 2010

Ciudad Rodrigo

Em Espanha, nas margens do rio Agueda sobre uma colina, ergue-se Ciudad Rodrigo, cujo recinto foi declarado conjunto histórico – artístico.

Ciudad Rodrigo dista 89 km de Salamanca e 27 km da fronteira Portuguesa. Esta região faz parte da zona serrana de Salamanca.

A caminho de Salamanca passamos por Ciudad Rodrigo, onde desfrutamos de um dia nesta pequena cidade amuralhada. Aprecio cidades amuralhadas, porque reportam os tempos antigos.

Nesta cidade amuralhada visitamos casas senhoriais e deparamo-nos com um belo ayuntamiento na praça principal da cidade.






A grande atracção da cidade é a  Catedral Santa Maria, dedicada à Nossa Senhora Santa Maria é declarada monumento nacional em 1889, a construção do templo, orientado a Este, deve iniciar-se nos últimos anos do Reino de Fernando II de Leão (1157-1188). A sua construção começou seguindo um projecto tardorromanico que ainda conserva no seu perímetro exterior apesar das modificações posteriores (Capela Mor, Capela da Virgem del Pilar e sacristia).




Também visitamos o Castelo Enrique II, o Palácio Cartago e as muralhas da cidade. O castelo Enrique II actualmente abriga um dos mais antigos paradores, foi mandado construir em 1372 por Enrique II de Trastámara.

Sobre o conjunto, destaca-se a Torre da Homenagem, de três andares com janelas ojivais voltadas para o norte e o sul, rodeada por uma muralha com torres de defesa.





                                                              
Considero Ciudad Rodrigo uma cidade pequena, mas que espelha grandiosidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário