23 de outubro de 2011

Tulum



Continuando a descoberta pela Riviera Maya, fomos visitar as Ruínas de Tulum, as terceiras mais visitadas no México e únicas à beira mar.

Tulum é um sítio arqueológico correspondente a uma antiga cidade muralhada maia. Situa-se ao longo da costa do Mar das Caraíbas, no sudeste do México, na região da Riviera Maya.



Esta cidade era designada pelos maias pelo nome de Zamá, que significa cidade da aurora.

A cidade de Cobá utilizava Tulum como porto de pesca e talvez como porto comercial, para as trocas efectuadas com as cidades da região.

Tulum permanecia habitada à chegada dos conquistadores espanhóis, mas foi abandonada durante o século XVI.

Esta visita foi a que mais me impressionou, pelas raízes culturais e históricas gravadas nas ruínas e pela beleza da natureza que circunda este espaço.




Enquanto percorria as ruínas e adquiria mais conhecimentos através da visita guiada, ia-me consciencializando que ali viveu uma civilização, a Maia, considerada avançada para a altura e que foi aniquilada pelas mãos dos colonizadores que a extinguiram numa espécie de holocausto.





Não só a história da civilização maia me fascinou naquele espaço, mas também a beleza única das praias que envolvem aquele local considerado um dos sítios arqueológicos mais bonitos do mundo.



Em Tulum três maravilhas se fixam diante dos olhos: as ruínas maias, o Mar do Caribe e, entre os dois, uma vegetação quase virgem.

Perto das ruínas de Tulum encontramos a praia do Paraíso, uma praia como o próprio nome a define um verdadeiro paraíso, com uma paisagem digna de postal. Banhamo-nos naquelas águas cristalinas, deitamo-nos ao sol na areia fina e macia e apreciamos a deslumbrante paisagem com palmeiras a apontarem para o mar.



Após desfrutarmos daquele paraíso decidimos nos deliciar com uma bebida refrescante, paramos e dirigimo-nos a uma banca à beira da estrada onde nos serviram cocos frios, uma verdadeira delicia que acalmou o calor que sentíamos.



O México não se define só por uma óptima pinaccolada, por uns saborosos tacos, ou por um povo acolhedor, no meu entender o mais significativo deste destino é o contacto com as raízes da cultura maia, bem como as praias paradisíacas que este país nos presenteia.



Sem comentários:

Enviar um comentário