26 de janeiro de 2011

Dresden

Dresden é uma cidade da Alemanha onde podemos encontrar castelos, igrejas, colecções de tesouros, entre outras atracções, sendo considerada a Florença do Elba. É conhecida como a Florença do Elba, devido à harmonia da sua beleza natural com a sua belíssima arquitectura.




Visitei Dresden quando fui a Praga, de Praga a Dresden são cerca de 149 km, o que permitiu que alugasse carro em Praga e visitasse Dresden.

O centro histórico de Dresden, com o palácio Residenzschloss, as igrejas Frauenkirche e Hofkirche, o Zwinger e outras obras-primas da arquitectura, encantam os visitantes da cidade.

Parte da cidade foi destruída pelo bombardeio americano em Fevereiro de 1945, Dresden foi em grande parte reconstruída, mas muito do tesouro cultural ficou perdido para sempre.

Dresden foi durante séculos a capital da arte, sendo considerada uma das maiores cidades onde a arte e a cultura estavam evidentes. Muitos monumentos arquitetônicos foram totalmente perdidos para sempre em apenas 14 horas de ataque.



A igreja Frauenkirche, construída entre os anos de 1726 e 1743, é considerada o símbolo da cidade. Devido aos bombardeamentos esta igreja foi destruída e somente em 1994 foi iniciada a sua reconstrução.




O palácio Residenzschloss foi sede do governo e residência dos príncipes da Saxónia do século XXII até o ano de 1918. Durante esse longo período ele passou por diversas reformas, uma completa reconstrução em 1701, em consequência de um incêndio, e após a destruição de 1945 foi novamente reconstruído.







Ao lado do palácio Residenzschloss fica a Hofkirche, que era a igreja usada pela família real da Saxonia. Augusto, o Forte, converteu-se ao catolicismo e mandou construir esta catedral católica romana, para estabelecer um sinal da importância religiosa católica romana em Dresden.



Também visitamos a Galeria de Arte de Dresden, um belo edifício que tem como destaque um enorme anjo dourado sobre uma cúpula de vidro, situado às margens do Rio Elba.




Também visitamos o palácio Zwinger, considerado um das maiores obras-primas arquitectónicas europeias em estilo barroco, foi construído em 1710 para sediar os festejos da corte de Augusto. Hoje abriga preciosas colecções, como a de porcelana.






Além dos salões de relíquias são realizados concertos e apresentações de dança clássica no grandioso jardim interno do Zwinger.




A Ópera Semper, em estilo neo-renascentista, foi construída entre 1870 e 1878 e é mais um dos símbolos da cidade.

Fora do centro da cidade visitamos o castelo de Pillnitz que agora abriga um museu, este foi residência de verão da corte durante muitos anos. Os jardins chinês e inglês e o museu de artesanato são algumas das actuais atracções do castelo.




Aproveitamos a hora do almoço para almoçar numa das esplanadas do centro histórico da cidade, apreciando o movimento das ruelas e deliciarmo-nos com uma carne de porco grelhada e as típicas salchichas com mostarda. Para nos protegermos do frio cobrimo-nos com umas mantinhas que todas as esplanadas dispõem, com o objectivo de o cliente se manter confortável.

Considero Dresden uma cidade monumental, onde a cor dos monumentos e as suas ruelas reportam a tempos longínquos.

Sem comentários:

Enviar um comentário