27 de maio de 2011

Cádiz


Cádiz é uma cidade situada no sul de Espanha, virada para o oceano Atlântico. Está rodeada quase na sua totalidade por água e essa característica faz com que pareça isolada do resto do mundo. Cádiz é uma pequena península que se destaca no meio da baía e assim define de forma determinante a paisagem na qual se integra.

Fundada pelos fenícios há 3.000 anos, Cádiz é considerada a cidade mais velha existente no mundo ocidental. Devido à sua localização privilegiada numa península, Cádiz foi uma dos primeiros pontos de ligação da Espanha com o resto do mundo. Também foi desta cidade que Cristóvão Colombo partiu várias vezes rumo às Américas.

Mesmo sendo Cádiz conhecida pelas suas famosas celebrações de Carnaval, a maior atracção da cidade é a sua atmosfera tranquila e descontraída.

A parte antiga da cidade é uma das zonas que mais gostei. Aqui encontram-se monumentos históricos a poucos metros da costa e as ruas estreitas e sinuosas, desembocam em pequenas praças surpreendentes pela sua beleza.



Alguns chamam a Cádiz "La pequeña Habana" devido aos muitos laços históricos que a unem a Cuba. O tráfego marítimo entre ambas as cidades foi bastante intenso durante um grande número de anos, de forma que as duas cidades são parecidas. Relativamente a tal facto, existem inúmeras manifestações, como a  frase de Antonio Burgos: "La Habana es Cádiz con más negritos; Cádiz La Habana con más salero". Também o cinema aproveitou-se de certas semelhanças, tendo as cenas cubanas do filme "James Bond 007 Morre Noutro Dia" sido gravadas em Cádiz.

Percorremos o centro histórico a pé, as atracções turísticas ficam relativamente perto umas das outras.
Começamos a nossa visita pela Catedral de Cádiz. A construção da catedral, localizada na Plaza de la Catedral e de frente para o mar, começou no início do século XVII, mas demorou mais de um século para ser finalizada. Construída em estilo barroco com toques neoclássicos, a catedral é construída toda de pedra e possui uma harmoniosa cúpula dourada.





Subimos ao cimo de uma das torres da Catedral de forma a contemplar a esplêndida paisagem sobre o mar atlântico e apreciar de perto a admirável cúpula dourada. Deste cimo observamos toda a cidade antiga de Cádiz onde podemos apreciar a sua arquitectura árabe.






De seguida percorremos o Bairro Pópulo, este bairro é o coração medieval da cidade e mantém os seus três portões do Séc. XIII. A puerta de Tierra marca a fronteira entre a cidade velha e a Cádiz moderna.



Neste bairro visitamos a Igreja Santa Cruz de estilo gótico.




Rumamos até ao Teatro Romano, mas este encontrava-se em restauro, logo não o podemos visitar.

A fome apertou e decidimos almoçar na praça da Catedral, saboreamos uma iguaria tradicional – Paelha – observando o movimento da praça e a imponente catedral.

De seguida embrenhamo-nos pelas ruelas estreitas e singulares da cidade e passamos por vários monumentos históricos. O Hospital de las Mujeres um exemplo clássico da arquitectura barroca, com amplos pátios e uma escada imperial. A Plaza de Mina Rodeada, com espectaculares edifícios de estilo colonial. O Oratório de la Santa Cueva, de estilo neoclássico, onde consta no seu interior, três quadros de Francisco de Goya, datados de 1975.


São também atracções turistas na cidade a Torre Tavira, de estilo barroco, foi no passado a torre vigia oficial do porto de Cádiz. O bairro tradicional La Viña que é sede principal do Carnaval e é caracterizado pela boa gastronomia e pela alegria nas ruas. E o Parque Genovés considerado o parque mais famoso da cidade, situado na Alameda Apodaca, na parte antiga de Cádiz.

Aproveitamos o facto de a cidade ser rodeada pelo mar para usufruímos de um passeio à beira mar, percorrendo a baía e admirando a paisagem espectacular para a cidade antiga.



A cidade de Cádiz apesar de ser uma cidade agitada e moderna tem a vantagens de conservar os prazeres de uma cidade pequena. Esta estabelece uma impressionante combinação de arquitectura, paisagem e história.

Sem comentários:

Enviar um comentário