25 de fevereiro de 2011

Ourense

Ourense nasceu como a cidade do ouro e da água. Inclusive o seu nome se deve a esse facto já que os romanos, fundadores do local, baptizaram a área como Aquae Aurente.

Ourense é uma das cidades mais importante do interior da Galiza, sendo actualmente a sua principal atracção turística as fontes termais que atraem inúmeros visitantes à procura tanto de relaxamento quanto tratamentos medicinais através das águas ferventes ricas em minerais.

A minha visita a Ourense não foi de forma a usufruir das fontes termais, mas sim uma visita cultural, que me levou a conhecer o Centro histórico desta cidade e as suas atracções.

A maior atracção e símbolo da cidade são “As Burgas” são fontes de águas termais (a temperatura varia entre 60ºC e 67ºC) e que possuem poderes medicinais (dizem que é bom para problemas respiratórios e dermatológicos).

Na cidade encontram-se 3 fontes conhecidas como as Burgas de baixo (séc. XIX), do meio (séc. XX) e de cima (séc. XVII), além dos belos jardins floridos que se encontram perto da fonte de baixo.

Outras atracções do Centro Histórico de Ourense são a presença de diversas obras, construções e monumentos dedicados ao catolicismo - igrejas, estátuas, cruzeiros, entre outras belas representações da religiosidade do povo galego.

Merecem especial atenção a Igreja de Santa Maria com sua fachada em estilo barroco, a Igreja de Santa Eufémia, a antiga Igreja da Santíssima Trindade (séc. XII e XIII), a Igreja de Santo Domingo e a Igreja de São Francisco. Além das igrejas, existem diversos cruzeiros espalhados pela cidade com destaque para o cruzeiro barroco presente na Praça Madalena e o para o cruzeiro que fica ao lado da Igreja da Santíssima Trindade que data do século XV.

Outro local de interesse no Centro Histórico de Ourense é a Praza Mayor. Nesta praça encontramos o Ayuntamiento (Câmara Municipal) e o Museu Arqueológico.



A Catedral de Ourense (Catedral de San Martin) é a principal atracção do Centro Histórico da cidade, tendo sua construção iniciada entre os séculos XII e XIII. A Catedral é cercada por bonitos pórticos e casas fidalgas.


Esse templo possui um estilo românico de transição com elementos góticos. No seu interior, destacam-se a Capela Maior, a Capela de Santo Cristo, o Claustro Novo que abriga o Museu Catedrático e o Pórtico do Paraíso.

Ourense é uma digna representante do estilo galego com as suas ruas e casas de pedra.



A cidade também possui muitas áreas verdes tanto no seu centro como no redor. Uma das áreas mais bonitas e bem tratadas da cidade de Ourense é o Parque Barbaña. Este possui belos jardins com áreas recreativas tanto para crianças quanto para adultos.

Encontramos um outro parque que se situa ao lado do Rio Minho entre as Pontes Nova e Velha.

Próximo a Igreja da Santíssima Trindade encontramos os Jardins do Posío, este antigo Jardim Botânico conta com diversas espécies trazidas do Jardim Botânico de Madrid.

Outro parque que se encontra bem na região central de Ourense é o Parque de San Lázaro. Esse parque é o mais frequentado da cidade pois está situado numa região que conta com importantes edifícios.

Também percorremos o passeio fluvial que fica na margem direita do rio Minho e que é uma óptima escolha para uma caminhada ou simplesmente para relaxar num dos seus bancos.

Outras atracções do passeio fluvial do rio Minho são as suas belas pontes e travessias.

A mais recente e moderna delas é a Ponte do Milénio. Essa ponte é uma obra do arquitecto Álvaro Varela e o seu grande destaque se deve à passagem pedestre na qual é necessário subir em torno de 100 degraus para atingir o seu topo, que se encontra a uns 20 metros de altura e que proporciona belas vistas aérea da cidade de Ourense.

Ao contrário da modernidade da Ponte do Milénio, a Ponte Romana é um exemplo claro da passagem do Império Romano pela região. Também conhecida como Ponte Velha, da primeira ponte só foram conservadas algumas pedras que estão na base da actual ponte. No século XIII ela foi reconstruída, tomando a forma actual com seus 7 arcos pontiagudos.

O que caracteriza e diferencia esta cidade são sem dúvida alguma das suas Termas.

Nos últimos anos, Ourense tem investido bastante na infra-estrutura e na divulgação das Termas com o objectivo de tornar a cidade uma referência neste âmbito, atraindo muitos turistas, principalmente da 3ª idade.

Na cidade de Ourense explorei várias das suas atracções turísticas, mas é um destino para voltar, na medida que não usufrui dos benefícios das suas Termas.

Sem comentários:

Enviar um comentário