31 de maio de 2011

Copenhague



Copenhague é a capital e a maior cidade da Dinamarca (a mais antiga monarquia do mundo). A origem da cidade de Copenhague remonta ao ano de 1167, quando um padre construiu uma fortificação junto ao mar, para proteger-se contra os frequentes ataques das tribos germânicas.

Esta contém muitos prédios antigos, fontes, estátuas e praças.
A cidade de Copenhaga tem o maior centro urbano de todos os países Escandinavos.
É uma cidade bem organizada e adaptada às necessidades dos seus habitantes. Grande parte dos habitantes deslocam-se de bicicleta.


A visita a Copenhague é facilmente realizada a pé. As velhas ruas revestidas com paralelepípedos promovem uma animada vida cultural com galerias, museus, música e teatro. Por exemplo, a rua Strøget, no centro da cidade instala as lojas de renome mundial de design, moda e muito mais.
Também podemos encontrar na cidade velha alguns museus dedicados à arte dos seus antepassados, os Vikings.

Iniciei a minha visita a Copenhague pela sua atracção principal a Pequena Sereia do Báltico - Havfrue Lille (em Dinamarquês) - a mulher mais fotografada do mundo. É, sem dúvida, o símbolo da Cidade. A estátua da Pequena Sereia foi esculpida por Edward Eriksen, em 1913, e logo tornou-se uma unanimidade nacional.


Para fazer a imagem desta tranquila sereia, sentada sobre uma rocha, o artista inspirou-se no famoso conto de Hans Christian Andersen. Entre as suas obras mais conhecidas estão O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, O Rouxinol do Imperador, e claro, A Pequena Sereia. Para conseguirmos tirar uma foto junto da Sereia tivemos que enfrentar uma fila, nem o facto de termos de pular uma rocha para chegarmos à pequena Sereia impediu as pessoas de concretizarem o seu objectivo.

Perto da Sereia encontramos o Churchill Park, com a sua impressionante fonte Gefion, que representa uma deusa mitológica, que segundo a lenda, transformou os filhos do rei da Suécia em bois.





Em seguida percorremos Langelinie, uma bonita área à beira-mar, onde encontramos navios e iates ancorados. O nosso objectivo era encontrar Nyhavn, um dos locais mais turísticos de Copenhague. É um canal, ladeado por prédios coloridos que abrigam bares, restaurantes, e durante o verão, muito movimento. Se o passeio por este porto realizar-se em dias de mais frio podemos apreciar na mesma este canal, porque facultam-nos mantas para nos mantermos quentes enquanto desfrutamos de uma bebida, tendo em conta que estas são muito caras e os dinamarqueses não aceitam euros só aceitam a moeda local que é a Coroa Dinamarquesa (Krone, símbolo DKK). Literalmente, este é "o novo porto”, embora, paradoxalmente, é o mais velho da cidade. Criado em 1673, o canal tornou-se um local de encontro para marinheiros. Hoje está convertido num centro de entretenimento onde podemos encontrar muito movimento e casas coloridas que fazem a alegria dos fotógrafos.




Depois de fruirmos de um tempo em Nyhavn, rumamos até o centro histórico da cidade. Passamos pela antiga bolsa caracterizada pela sua torre em forma de espiral, formada por linhas de pedras.




Passamos também por vários monumentos e igrejas até chegarmos à praça Rädhuspladsen .







A praça Rädhuspladsen  é o coração da cidade, e costuma servir de ponto de encontro para manifestações populares, eventos políticos, entre outros. Na praça encontramos bancas de revistas, bancas de Danish Pølsevogne (cachorros quentes Dinamarqueses), e alguns monumentos. Deparamo-nos com a Câmara Municipal construída entre 1892 e 1905, foi inspirado na arquitectura medieval.



A praça é cercada pelo parque Tivoli, pela importante avenida Hans Cristian Andersens, e do lado oposto pela região conhecida como Strøget – a principal área comercial da cidade.

Outro local que visitamos foi a catedral de Copenhague, é considerada o mais antigo templo religioso da cidade, construído durante o século XIV.

Passamos também na praça Kongens Nytorv, rodeada de prédios elegantes, como o Teatro Nacional Dinamarquês, o exclusivíssimo Hotel D'Angleterre e a mais elegantes loja de departamentos da cidade. A construção da praça Kongens Nytorv é datada do ano 1670, e no seu jardim central encontramos uma estátua do rei Christian V, esculpida em 1687.




Outra atracção da cidade é o Tivoli, inaugurado em 1843, este tem uma entrada elogiosa, na medida que possui luzes néon. Passando os seus portões encontramos os tradicionais brinquedos vertiginosos, como montanhas russas, entre ouros, além de diversos restaurantes. A norte do parque encontramos um portão que dá acesso ao Castelo de Rosenborg . Este foi construído durante a renascença dinamarquesa, por ordem do rei Christian IV, e serviu como sua residência de Verão. Hoje em dia o castelo funciona como museu, onde estão em exposição diversos objectos da família real da Dinamarca, como as jóias da coroa e outros itens de valor histórico.



Também tivemos a oportunidades de conhecer o palácio Amalienborg. Desde 1794 que é a residência oficial dos monarcas. O complexo real é composto por quatro palacetes, construídos em volta de uma praça octogonal, no centro da qual há uma escultura representando Frederik V, rei dinamarquês que ordenou a construção do palácio.


Considero Copenhague uma cidade movimentada, histórica e cultural.

1 comentário:

  1. Tudo Bem?
    Postei em meu Blog.

    - Em Homenagem ao meu amigo Paulo Roberto da Costa Chagas Junior:
    http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/04/depois-de-um-longo-e-tenebroso-inverno.html

    http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/04/amelie-soundtrack-28-de-maio-de-2011.html

    Abraço
    Osvaldo Aires
    Belém-Pará-Amazonia

    ResponderEliminar