9 de janeiro de 2011

Tunísia


A Tunísia é um país cheio de bons motivos para ser visitado. Realça-se, acima de tudo, pelos seus aspectos históricos, resultado da forte presença dos diferentes povos que por lá passaram.

Visitei a Tunísia em Maio de 2010 e fiquei surpreendida pela riqueza paisagista, bem como pela riqueza cultural. O motivo da minha visita não foi para fazer praia, mas sim uma visita cultural.

Atracamos no porto de La Goulette e dirigimo-nos a Tunes.

Tunes, capital da Tunísia, situada no golfo de Tunes no mar Mediterrâneo. É o centro comercial e industrial do país. A Medina de Tunes é o monumento de maior destaque sendo considerado pela UNESCO Património da Humanidade.

 


Situada num grande golfo do mar Mediterrâneo - o golfo de Tunes -, do qual é separada pelo lago de Tunes e pelo porto de La Goulette (Halq al Wadi), a cidade estende-se pela planície costeira e pelas colinas que a cercam. A almedina é cercada por bairros mais recentes (da era colonial e posterior). Em torno da cidade encontram-se os subúrbios de Cartago, La Marsa e Sidi Bou Said.

A almedina, declarada Património Mundial em 1979, é o centro da cidade, deparamo-nos com uma densa aglomeração de vielas e passagens cobertas, com cores e aromas intensos, comércio activo e agitado e uma quantidade de bens em oferta que vão do couro ao plástico, do estanho à filigrana, das lembranças para turistas ao trabalho de pequenas lojas de artesanato.

A cidade moderna, ou Ville Nouvelle, começa no Portão do Mar (Bab el Bahr) e é cortada pela grande avenida Bourguiba, onde os edifícios da era colonial contrastam com estruturas menores. Como capital nacional, Tunes é o centro da actividade comercial tunisiana, bem como o foco da vida política e administrativa do país.

Fiz uma visita guiada à cidade de Tunes, onde o guia nos transmitiu a cultura e os costumes do povo Tunisino. Quanto mais nos infiltrávamos na cidade era possível verificar que as nossas diferenças culturais, religiosas e sociais eram muito díspares, o que nos cativou ainda mais. Neste país senti-me verdadeiramente uma turista. Tentávamos perceber como é que aquele povo conseguia trabalhar debaixo daquele sol abrasador, com toda aquela roupa, especialmente as mulheres, que nas zonas mais rurais se tapavam por completo. Outra situação que me surpreendeu são as práticas religiosas tão fortes e enraizadas, praticadas em qualquer local (na rua, por exemplo). Um dos momentos que ficaram registados na minha memória, foi o som das orações, enquanto passeava pelas ruas.


Não podíamos deixar de fazer uma visita à Medina Tunes (Tunis) para fazermos umas compras. Ruas estreitas, cruzadas e entrelaçadas, repletas de lojas (pequenas) com tudo e mais alguma coisa. Contudo, o mais divertido eram os vendedores cuja capacidade de persuasão e diversidade linguística eram fantásticas. Falavam, no mínimo 5 línguas e todos os turistas que por ali passavam eram interpelados por eles e era neste preciso momento que aqueles turistas mais ariscos, no bom sentido, punham em prática a bela arte de regatear (característica intrínseca deste povo, em especial nestes locais).



Foram vários os locais por onde passamos, desde o Porto de La Goulete, Tunis, Cartago, mas aquele que mais nos impressionou pela sua beleza arquitectónica foi a localidade de Sidi Bou Said repleta de uma imensidão de casas brancas e azuis, o que me fez recordar as ilhas Gregas.

Em Tunes admirei as casas do povo, bem como a casa dos abastados, segundo o guia turístico através das portas das casas conseguíamos verificar quem era pobre ou rico. A visita guiada foi de grande utilidade, na medida que conseguimos perceber pormenores daquela cultura que sem guia nunca teríamos conhecimento.

Um dos momentos que mais apreciamos foi quando subimos a um terraço da Medina e contemplamos a vista sobre Tunes, onde admiramos as mesquitas, os terraços das casas com os tradicionais tapetes e as raízes e tradições deste povo. A vista do cimo dos terraços representa a arquitectura islâmica medieval.






Em Cartago os monumentos transmitiram-nos serenidade, devido à sua dimensão e cores claras.

Atravessar Cartago (também Património da Humanidade) foi comovente, apesar de restarem apenas ruínas da metrópole que um dia imperou sobre o mundo antigo.



Um dos locais que mais gostei da Tunísia foi a localidade de Sidi Bou Said. Um lugar pitoresco e apaixonante com a sua mistura de casas divinamente brancas com as suas portas e janelas num lindo azul vivo e as bungavíleas que por elas trepam um pouco por todo o lado e vão adicionando um pouco mais de cor à paisagem. Cafés e lojas de artesanato preenchem os espaços um pouco por todo o lado dando-lhe uma atmosfera simpática e envolvente. É actualmente um dos locais preferidos na Tunísia e como tal é invadido diariamente por centenas de turistas.










A visita à Tunísia foi uma experiência fabulosa e que contamos repetir já que muito ficou por aprender e por visitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário