14 de janeiro de 2011

Tui


Tui é uma cidade galega localizada ao sul da província de Pontevedra. Esta cidade é famosa por ser a porta de entrada para Espanha para aqueles que fazem o caminho português em direcção a Santiago de Compostela.

Visitei Tui em Agosto de 2010 e fiquei deliciada com as paisagens que obtive desta pequena cidade. Tui é uma cidade relativamente pequena, mas que possui uma grande importância histórica para a região, visto que já foi sede de uma das sete capitais de províncias do antigo Reino da Galiza e foi palco de inúmeros conflitos devido a sua posição estratégica às margens do Rio Minho, na fronteira com Portugal.



O Centro Histórico de Tui segue o estilo encontrado em praticamente todas as cidades galegas com suas ruas estreitas e casas de pedra.




O Paseo da Corredera é a principal rua de Tui. Ela é rodeada de belas construções marcantes para a história do local, onde a pedra se faz presente a todo momento

Como não poderia deixar de ser, o Centro Histórico de Tui está repleto de construções que demonstram a forte religiosidade do povo galego. São capelas, igrejas, conventos, cruzeiros, estátuas dedicadas a santos, entre muitas outras formas de representação da fé católica presentes na Galiza

Um exemplo dessa religiosidade é o Convento de Santo Domingo, que foi construído pelos dominicanos que residiam na região desde o começo do século XIII. A princípio, o Convento ficou fora das muralhas que cercavam a cidade, mas no século XVII, com a construção das novas muralhas, acabou ficando protegido em seu interior. O Convento, que também conta com uma igreja, foi construído inicialmente em estilo gótico e depois sofreu influência barroca.




Outra demonstração clara da fé católica dos tudenses, a Igreja de São Telmo foi construída no exacto local onde morreu este santo dominicano no século XIII. São Telmo é o padroeiro da cidade de Tui e a sua igreja foi construída no final do século XVIII num estilo barroco português único em terras galegas.



Declarado conjunto histórico-artístico pelo Ministério de Cultura da Espanha, o Centro Histórico de Tui representa um exemplo clássico de urbanização medieval e a presença de elementos religiosos também marca essa época.

Outro convento presente na cidade é o Convento das Clarissas que foi fundado no ano de 1524 no local onde antes se encontrava a igreja românica de Santa Maria. No fim do século XVII foi iniciada a construção da actual igreja que possui arquitectura classicista, enquanto o convento foi construído entre os séculos XVII e XVIII.

Um detalhe que para muitos pode passar despercebido durante um passeio pelas ruas de Tui são as belas placas de rua do Centro Histórico. Elas são feitas de pedra, mantendo assim uma harmonia na paisagem do local, e além do nome da rua em galego, as placas também mostram o escudo de Tui e o antigo nome da rua.

A Catedral de Santa Maria é a catedral mais importante de Tui, é grandiosa e é uma das minhas favoritas.




Essa Catedral começou a ser construída no século XII, as formas representadas nas colunas que adornam a igreja, possuem um estilo românico enquanto a entrada principal possui um estilo gótico, inclusive sendo considerada como a primeira obra gótica realizada na Península Ibérica.

Um ponto alto da visita à Catedral é apreciar o belo Pórtico presente na entrada principal. Esse pórtico apresenta em sua área central 2 representações católicas clássicas: a adoração dos Reis Magos na parte superior e o nascimento do menino Jesus na parte inferior.

No interior da Catedral apreciamos o belo altar com as suas relíquias, além de 2 órgãos barrocos do século XVIII. Além disso, existem outras atracções pagas no interior da Catedral como a Torre de Soutomaior (óptimo local para se ter uma vista panorâmica de toda a cidade), o Claustro (único claustro medieval conservado entre todas as catedrais galegas) e o Museu Catedrático.





O Parque da Alameda é uma área arborizada que se localiza atrás do Convento de Santo Domingo.



O Mirante do Parque da Alameda é sem dúvida o melhor local para se observar o Rio Minho. Desde o mirante pode-se obter incríveis panorâmicas da cidade de Tui, do Rio Minho e da cidade de Valença do Minho que se encontra na outra margem do rio.



A vista desde o mirante, nota-se que a Catedral se encontra no ponto mais alto da cidade, tornando-a um símbolo ainda mais imponente para Tui.

O Passeio Fluvial é uma obra que foi realizada recentemente pela Câmara Municipal de Tui e que tornou a caminhada pelas margens do Rio Minho uma atracção mais agradável, não apenas para os turistas como também para os moradores que podem aproveitar para praticar actividades físicas no local ou apenas desfrutar das belas paisagens.

Tui é uma cidade pequena, mas interessante, porque concilia paisagem natural, com património cultural e religioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário